top of page
Buscar

VOCÊ CONHECE?: Projeto Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde - ENUSA

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 15 de set. de 2020
  • 2 min de leitura


Texto desenvolvido por Laiza Gomes, membro do projeto ENUSA

Mediado por Ramila C. L.Tostes


O ENUSA

Criado em 2014, o projeto Envelhecimento, Nutrição e Promoção da Saúde (ENUSA) integra o Programa Interdisciplinar de Promoção da Saúde (PIPS) da UFRJ-Macaé. O ENUSA é um projeto universitário de extensão e pesquisa que tem como principal objetivo a promoção da saúde para um envelhecimento saudável.

As atividades de pesquisa envolvem a avaliação do estado de saúde da população idosa de Macaé nas dimensões clínica, nutricional, psicossocial e funcional, visando estratégias de promoção de saúde. Já as atividades de extensão possuem como recorte teórico a saúde do idoso enquanto processo subjetivo e são planejadas tendo como base as propostas e diretrizes da educação popular em saúde. As atividades têm como finalidade o fortalecimento da autonomia e do protagonismo dos sujeitos, objetivando a promoção da saúde nos aspectos biopsicossociais. Tais ações permitem o compartilhamento de saberes entre comunidade-universidade, o que auxilia a formação de alunos envolvidos com a realidade social local, mediante o estreitamento tanto da distância entre a teoria e a prática quanto da troca de conhecimentos.

A equipe ENUSA, atualmente, é formada por dezenove participantes sob coordenação da professora Renata Amorim, compondo uma equipe interdisciplinar que conta com estudantes das mais diversas áreas, como Medicina, Nutrição, Farmácia e Biologia. O projeto propõe aos alunos uma reflexão sobre o desafio das ações em saúde por meio do diálogo entre promoção de saúde e o processo de envelhecimento.

Assim, falar de promoção da saúde desde a equipe é falar sobre o quão gentil é trabalhar com ela: empenhada em ensinar, partilhar, estudar e, principalmente, em aprender com/sobre os idosos. Toda essa interdisciplinaridade gera profissionalismo, comprometimento e uma rica diversidade que é expandida para além da equipe, ou seja, para o campo prático. Dessa maneira, o trabalho de promoção da saúde com os idosos e a equipe ENUSA é repleto de troca de saberes intergeracionais.

Além do já citado, o ENUSA possui uma página virtual que estreita a comunicação com o público. Por meio do Instagram @enusa_ufrj, acontece o compartilhamento de estudos e materiais publicados pelo ENUSA, que mesmo de forma remota, vem sendo um meio de divulgação das atividades científicas e das vivências.

Por fim, falar sobre o ENUSA é falar sobre empatia, amor e gentileza. O público idoso tem muito a nos ensinar! No ENUSA, o idoso possui protagonismo e este o faz se sentir especial e vivo.



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page