VOCÊ CONHECE?: PROJETO CONHECENDO O CORPO
- Jornal A Sístole
- 1 de dez. de 2020
- 2 min de leitura

INCENTIVO À PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS
Mediado por Ramila Tostes
O projeto de extensão "Conhecendo o corpo: incentivo à prática de atividades físicas" atua em Macaé desde 2018 com a participação de professores e alunos do Campus UFRJ – Macaé. O projeto realiza seu trabalho em escolas públicas, particulares e no próprio campus, além de ofertar um curso de capacitação para professores da rede municipal.
Entretanto, dada a inviabilidade de atividades práticas em tempos de quarentena, o projeto precisou se reinventar. Foi criada uma página no Instagram – @conhecendoocorpo – objetivando dar continuidade à ideia, agora pelo meio digital. A conta possui um grande alcance para a promoção e propagação de conhecimentos teóricos e práticos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida. Além disso, nesse espaço, também já foram trabalhados diversos temas como acessibilidade no esporte, desafios para estimular a atividade física – com a campanha #movimentese – e uma semana inteira dedicada a publicações sobre atividade física e imunidade.
Juntamente à Liga Acadêmica de Anatomia da UFRJ Macaé (LAANAMAC), a página também promoveu o segundo “Simpósio de Anatomia” do polo da UFRJ Macaé. O evento foi realizado em conjunto com o Instagram da @laanamac e contou com mais de oito mil inscritos, tendo sido um grande sucesso em seus dois dias de palestras e apresentações de trabalhos.
O Instagram do projeto vai continuar com suas publicações semanais, considerando o grande número de pessoas que já impactou e ainda pode alcançar em aspectos como mudanças de vida e ganho de conhecimento. A extensão universitária objetiva justamente essa comunicação entre o ambiente estudantil e a sociedade, visando à produção de conhecimentos e à interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa, por meio de processos ativos de formação. Nesse contexto, a página “Conhecendo o Corpo” desempenha um importante papel educativo, social, cultural e científico.
A equipe "A Sístole" agradece aos integrantes do projeto pela disponibilidade.
Commentaires