VOCÊ CONHECE?: Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho
- Jornal A Sístole
- 19 de mai. de 2020
- 2 min de leitura

“Você conhece?”
Laboratório de Investigação Pulmonar do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, UFRJ. @lip_ufrj
“Na universidade se ensina porque se pesquisa”. Essa é a citação que dá as boas-vindas a quem chega ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A frase assinada pelo Prof. Dr. Carlos Chagas Filho representa muito para aqueles que lá trabalham, sendo inspiração para o grupo de pesquisa do Laboratório de Investigação Pulmonar (LIP), chefiado pela Profa. Dra. Patricia Rocco, na condução do seu trabalho científico, e que o motiva a ir além das paredes do instituto, ao encontro da população. Patricia Rocco é professora titular da UFRJ, membro da Academia Nacional de Medicina (ANM), da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Rede Vírus do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
O projeto “Plantão LIP” é conduzido pelas professoras Fernanda Cruz e Nathane Felix; pesquisadoras de pós-doutorado Luiza de Carvalho e Paula Mattos; alunas de pós-graduação Carla Medeiros, Caroline Muiler, Gisele Rodrigues; alunas de iniciação científica Camila Martins, Clara Colchlar, Clara Rollmberg, Marianna Cabral, Monique Melo, Patrine Silva, Renata Trabach, Julia Radicetti, Letícia Almeida; e assessoria por Marcella Rocco. Essa proposta surgiu, inicialmente, com objetivo de ampliar os debates sobre artigos científicos, comuns entre os membros do laboratório, para além do grupo, de forma a levar informação através das redes sociais não somente ao corpo social da UFRJ, mas também a toda a comunidade. Em pouco tempo, fomentado pela energia de cada uma das componentes desse grupo, o projeto tomou forma e se estabeleceu como uma importante referência para o acesso à informação segura e de qualidade.
O grupo entende que aperfeiçoar a linguagem direcionada para divulgação científica, além da própria escrita acadêmica, é uma ferramenta essencial para a formação do cientista, sendo também uma forma de dar um retorno à sociedade.
O fundamento deste trabalho sempre esteve embasado na tentativa de tornar o conhecimento científico acessível para os mais diversos públicos, permitindo uma maior compreensão da sociedade quanto ao trabalho desenvolvido dentro dos laboratórios de pesquisa, pois muitas vezes esse rico conhecimento fica restrito apenas à própria comunidade científica.
O grupo acredita que a partir do momento que o público em geral entende de fato o trabalho do cientista, ele então se torna capaz de amar e lutar pela ciência pois sabe da sua importância. Sendo assim, para as desenvolvedoras do “Plantão LIP”, fazer ciência é primordial, mas divulgar CIÊNCIA e CONHECIMENTO é fundamental.”
Texto desenvolvido pela equipe “LIP UFRJ”
Comments