top of page
Buscar

VOCÊ CONHECE?: ABEM

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 27 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura


Por: Ramila C. L. Tostes


A equipe “A Sístole” procurou pelo Conselho Diretor da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) da gestão 2022-2024 para uma breve entrevista. A seguir, apresentamos a vocês um pouco mais sobre essa Associação tão relevante dentro do ensino e da prática de medicina no nosso país.  

 

1. O que é, afinal, a ABEM?

« ABEM, ao longo de seus 60 anos, mostra-se protagonista ao debater, compartilhar vivências e buscar caminhos coletivospara os desafios do ensino médico no Brasil. Um ensino médico comprometido com a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), com as lutas pela garantia da equidade e da inclusão a serviço da construção de uma sociedade com justiça social, diversidade, pluralidade cultural, étnica e racial. Comprometido com a construção de epistemologiasplurais, com currículos abertos, sintonizado com as necessidades e demandas sociais, implicado com práticas pedagógicas que contribuam para as aprendizagens inventivas, críticas e transformadoras ». In. A educação médica e a arena política: os 60 anos da ABEM / Ana Nemi, Íris Vitorino dos Santos e Tairini Aparicio de Almeida. - Brasília: ABEM, 2022. E-book. 216 p.; IL.

 

 

Escolhemos o trecho acima, pinçado do nosso livro recentemente publicado, na tentativa de sintetizarmos o que a ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica) significa para a sociedade brasileira: uma associação viva e dinâmica, que agrega gestores, docentes, preceptores, residentes, estudantes e tutores de centenas de instituições de ensino na área médica, espalhadas por todo o nosso vasto e diversoBrasil.

 

2. Com qual intuito e por qual motivo nós existimos?

Ao confiarmos que o alicerce para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária decorre de um esforço coletivo, há 60 anos somos movidos pelo desejo transformador destinado ao fortalecimento de uma educação médica que vise a formação de um profissional capaz de atender às necessidades de saúde da população. Um profissional que se paute na ética e nos valores humanos, sem os quais nenhum cuidado se torna integral. Por todos esses aspectos, muitos encontram na ABEM a possibilidade de se desenvolverem para a docência, para a gestão e para a preceptoria.

 

3. Como nos organizamos?

A gestão da nossa associação é feita pelas Diretorias Regionais (com 9 regionais distintas), pelos Conselhos Diretor, Fiscal e de Administração, que representam os nossos associados, além de uma equipe afinada de colaboradores. Em todos os cargos eletivos contamos com a presença de estudantes de medicina.

 

4.Quem nos representa na regional do Rio de Janeiro e Espírito Santo?

Na regional RJ/ES, a vice-coordenadora discente em exercício é a Ramila, estudante da UFRJ-Macaé.

Aliás, se vocês ainda não conhecem o trabalho dessa regional, aconteceu recentemente o 8° COCCEM (Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica), de 2 a 4 de junho de 2023, o @coccem_abem na Multivix-Vitória-ES. E, para você que não esteve presente no nosso congresso regional, uma excelente oportunidade de todos vivenciarmos e seguirmos fazendo parte da construção dessa história é também nos organizarmos para estarmos juntos no maior congresso de educação médica da América Latina, o nosso COBEM (Congresso Brasileiro de Educação Médica). Neste ano de 2023, ele acontecerá na cidade de Fortaleza, de 05 a 08 de outubro.

 

5.O que a ABEM oferece aos nossos associados?

A ABEM conta com diversos projetos no âmbito da avaliação seriada e do aprimoramento de competências, tais como o teste de progresso, o ‘15 minutos para a Educação Médica’(em formato de vídeo e também podcast), editais de financiamento de pesquisa em educação médica, ações de desenvolvimento de educadores e educandos e a RBEM (Revista Brasileira de Educação Médica), na qual os associados possuem condições especiais para submissão.

 

Outra forma de construir a associação é a participação em seus grupos de trabalho (GT’s): Populações (In) Visibilizadas e Diversidade e o de Saúde e Espiritualidade. Além de poder participar de tudo isso, os associados também possuem acesso a eventos exclusivos com certificados no site e descontos especiais e vantajosos no COBEM, que superam o valor das anuidades em todas as categorias.

 

 

6. O que a associação recomendaria às pessoas que desejam conhecer mais sobre a  história da ABEM?

Convidamos a todos, todas e todes a darem uma passadinha em nosso site, e que visitem o  livro comemorativo pelos nossos 60 anos, disponível em formato PDF.

 

Fique ligado na ABEM!

Instagram: @abemnacional

 

 

Conselho Diretor da ABEM (Associação Brasileira de Educação Médica), gestão 2022-2024

A equipe do Jornal “A Sístole” agradece pela disposição e a confiança da Associação Brasileira de Educação Médica em se fazer presente no nosso espaço.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page