Um recurso para clínica de excelência
- Jornal A Sístole
- 24 de mar. de 2022
- 3 min de leitura

Por Carolina Daré
“Medicina é a ciência da incerteza e a arte de probabilidade”. A frase do médico William Osler (1849-1919) alerta para a necessidade de todo e qualquer clínico saber analisar dados. Afinal, sem conhecer a chance de sucesso dos possíveis tratamentos, as decisões médicas se tornam arbitrárias e as escolhas terapêuticas, pouco racionais. Mas, considerando o enorme número de estudos existentes sobre a maioria dos tópicos, como selecionar quais ler? Além disso, como compilar os achados de diversos artigos de forma a integrar todas as informações sobre a condição que se investiga de modo a compor um conhecimento unificado?
Para atender a essas demandas, surgiu a “Up To Date” ,uma plataforma digital que fornece resumos com informações coletadas nos estudos mais atuais e de maior confiabilidade científica. Para evitar que a leitura demande muito tempo, o texto é organizado em tópicos como manifestações clínicas, diagnósticos, tratamento e prevenção. Outra vantagem do recurso é que o próprio paciente e seus cuidadores podem acessar as páginas intituladas como “Patient Education” escritas em linguagem acessível para o público leigo. Ou, ainda, o médico pode estudar essa página para adequar sua comunicação com aqueles sob seus cuidados. Também é possível acessar os conteúdos por especialidade médica na página "What's New”. A plataforma pode ser uma via alternativa para o especialista que não tenha tempo para leitura ou condições financeiras para assinar as diversas revistas (ou Journals), que são periodicamente publicados. Vale ressaltar que apesar de ser possível pesquisar em diversos idiomas, todos os produtos e serviços estão na língua inglesa.
Outra ferramenta oferecida pela plataforma é a explanação sobre múltiplos aspectos dos mais diversos fármacos, permitindo ao clínico selecionar substâncias que pretende administrar para avaliar possíveis interações medicamentosas. Um recurso interativo é a calculadora que seleciona os dados do paciente para verificar sua classificação em algum indicativo clínico, como IMC ou escala de Apgar, dispensando a necessidade de papel e caneta para aplicar a equação médica que levaria a tal resultado. Além do suporte às decisões cotidianas, o serviço também configura um programa de educação médica continuada que oferece certificações a partir do registro de sua atividade nas páginas online. Ademais, ao informar sobre as inovações em diversas áreas, Up To Date pode ser uma fonte de ideias para empreendimentos no ramo da Saúde.
Atualmente, os planos de assinatura são organizados de acordo com o público-alvo: médicos, com planos individuais ou coletivos; residentes, estudantes ou membros acadêmicos; hospitais e sistemas de saúde; pacientes e cuidadores; clínicas médicas; instituições acadêmicas. No caso de um estudante de medicina, por exemplo, a subscrição de 30 dias custa $12*; de um ano, $119*; de dois anos $229* ou $0,31* por dia durante a vigência do contrato.
Por oferecer tantas possibilidades e ferramentas, seria difícil discordar de que realmente seja um investimento muito interessante no aprimoramento do cuidado médico e que poderia ser considerado no orçamento de saúde pública e no financiamento das universidades médicas. A Universidade Federal do Paraná, a Universidade Federal de Ouro Preto e a Universidade Federal de São Paulo já disponibilizam esse recurso para discentes e docentes. No caso da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o cadastro na plataforma deve ser feito em um dos computadores do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho e precisa ser periodicamente renovado.
*valores consultados em janeiro de 2022.
REFERÊNCIAS
NAVEGARTE NETWORKS. E-sanar. E-sanar.com.br. Disponível em: <https://www.e-sanar.com.br/aluno/mural-post/262,na-medicina-pense-como-william-osler.html>. Acesso em: 29 Dec. 2021.
Assinaturas para Residentes, Bolsistas e Estudantes. Wolterskluwer.com. Disponível em: <https://www.wolterskluwer.com/pt-br/solutions/uptodate/who-we-help/individuals/residents-train ees-fellows>. Acesso em: 18 Feb. 2022.
Evidence-Based Medicine. Wolterskluwer.com. Disponível em: <https://www.wolterskluwer.com/en/solutions/uptodate/about/evidence-based-medicine>. Acesso em: 18 Feb. 2022.
MENDONÇA, Vanessa. HUCFF Biblioteca - Uptodate. Ufrj.br. Disponível em: <https://hucff.biblioteca.ufrj.br/index.php/acesso-remoto/uptodate>. Acesso em: 9 Feb. 2022.
Comments