top of page
Buscar

Terapia Sutil com Floral e Reiki – melhoria da qualidade de vida de pacientes HIV/AIDS

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 20 de mai. de 2021
  • 4 min de leitura


Prof.ª Drª Carla Luzia França Araújo

Prof.ª Associada. Enfermeira. Especialista em Terapia Floral. Mestre e Doutora em Saúde Coletiva. Diretora da Escola de Enfermagem Anna Nery.

POR: FRANCÍLIA GARCIA


As Terapias de Floral e Reiki entram como coadjuvantes e potencializadoras na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e, consequentemente, possibilitam melhor adesão ao processo terapêutico, mas nunca o substituem.


O Projeto de Extensão: “Pessoas vivendo com HIV/AIDS e Terapia Sutil com Floral e Reiki: Ações para potencializar a qualidade de vida e adesão ao tratamento” é coordenado pela Prof.ª Drª Carla Luiza França Araújo e tem como público alvo pessoas que vivem com HIV/Aids que desejam utilizar a terapia floral e/ou Reiki. O projeto possui 9 anos de existência e, atualmente, funciona no Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares na Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN/UFRJ), situada no bairro Cidade Nova na cidade do Rio de Janeiro. Conta com 21 colaboradores, dos quais 4 são bolsistas, 10 são voluntários, 1 (uma) é enfermeira, 1 (uma) é psicóloga, 2 (duas) são professoras e 1(um) é estudante voluntária de mestrado, os quais oferecem atendimentos, duas vezes por semana aos pacientes. O projeto tem como objetivo possibilitar o acesso das pessoas que vivem com HIV/AIDS às terapias florais e Reiki; contribuir para melhoria da qualidade de vida destes clientes; criar e organizar banco de dados a partir dos atendimentos oferecidos gratuitamente, com vista a compreender a eficácia destas terapias na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e, consequentemente, melhorar a adesão ao processo terapêutico. Os estudantes que estão participando das ações do projeto têm este diferencial em seu processo de formação. Além da riqueza de trocas de saberes e o conhecimento da Terapia Floral e Reiki, que habitualmente não é disponibilizado na grade formal dos cursos de graduação. Certamente, uma experiência rica e que se torna um diferencial na formação de novos profissionais. Conforme afirma Guerrini (2020): “Um bom profissional precisa conhecer as novas possibilidades trazidas pela Nova Ciência, as teorias e tratamentos novos, trazer o entusiasmo dentro de si para aprender e aplicar”.


Visando o melhor desempenho da equipe, alguns estudantes possuem formação em Reiki, assim como um curso de extensão introdutório sobre terapia floral. Essa terapia consiste no uso de essências florais, compostos energéticos sem princípios ativos que buscam na natureza (árvores e flores) o equilíbrio e a reconexão com o natural e com o divino, permitindo que os clientes tenham um olhar do que realmente é essencial em suas vidas. O Reiki é uma terapia natural que atua no campo da energia. Nutre nosso corpo com a energia universal e também a reorganiza. Essas terapias entram como coadjuvantes e potencializadoras na melhoria da qualidade de vida do indivíduo e consequentemente, estão relacionadas a uma melhor adesão ao processo terapêutico.


Dra. Karla explora ainda mais o assunto e fala:

A condição de pacientes que convivem com o HIV diz respeito a um processo doloroso, muitas vezes, repleto de sentimento de culpa, ansiedade e medo. O diagnóstico sorológico do HIV traz incertezas sobre o futuro e muitas vezes mobiliza grande ansiedade, devido estigmas socioculturais sobre a AIDS. Nesse caso, a ansiedade e a angústia vêm de um perigo real. O agravamento da doença e as consequências físicas, como perda de peso, palidez, queda de cabelo e lesões cutâneas, entre outras, são bastante notáveis e podem ser seguidas por desequilíbrio mental e emocional. Além de ansiedade e angústia clínica, é muito comum que os usuários mostrem reações depressivas e distúrbios de emoções e comportamentos. Pacientes experimentam intensa tristeza, baixa autoestima, sentimentos de perda, abandono e desespero total. Eles costumam sofrer discriminação, ter desânimo e apatia, bem como insônia.


Até o momento já atendemos 250 pacientes, sendo que alguns estão conosco desde o início do projeto. Percebemos, pelas anotações das consultas semanais e também através de um instrumento de avaliação (WHOQOL-HIV) aplicado há cada dois meses, que a mudança no padrão de enfrentamento dos problemas cotidianos foi expressiva. Os clientes referem mais tranquilidade, bem-estar e tolerância. Apresentam-se menos chorosos e buscando construir planos para o futuro. Pelo trabalho até aqui implantado, verificamos os efeitos benéficos das duas terapias na melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/Aids. Essa é nossa experiência e estamos à disposição para trabalhar e discutir mais sobre o tema que nos é relevante e sobre o qual temos a certeza dos seus benefícios, não só nos pacientes que atendemos, mas também nos nossos parceiros, estudantes e profissionais voluntários que atuam no projeto.


Depoimentos de clientes:

“Tenho encontrado mais equilíbrio emocional. Tenho menos angústia. Eu tenho HIV há seis anos e minha imunidade sempre foi a mesma, mesmo ao tomar os medicamentos convencionais. No entanto, as essências florais aumentaram minha imunidade. "


"Foi tão impressionante quando fui capaz de começar a perceber minhas fraquezas. A mudança que causou é muito sutil. Eu me sinto mais sensível às coisas que acontecem ao meu redor. A terapia me ajuda a resolver problemas que eu não conseguia gerenciar. Não que isso mude os problemas, mas mostra como trabalhar nas dificuldades da vida. Me sinto mais preparada e mais segura. Isso é algo que nunca senti. A terapia floral me ajudou a dizer mais sim. "


"Eu estava ficando deprimido. Não podia ir para a faculdade sozinho. Mamãe teve que vir comigo para que eu não congelasse. Quando eu comecei com as flores, tudo melhorou. Eu não tinha mais dessas experiências. Devo sempre agradecer a Deus. "


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page