Substituições para diminuir o uso de plástico no dia a dia
- Jornal A Sístole
- 18 de nov. de 2021
- 6 min de leitura

por Julia Rocco
Cada vez mais vem se falando sobre as consequências da ação do ser humano no planeta. Segundo relatório da ONU de 2018, estima-se que até 2050 exista mais plástico do que peixes nos oceanos. Anualmente, cerca de 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas erroneamente nos mares, provocando a morte de 100 mil animais marinhos a cada ano. Com uma baixa taxa de reciclagem no mundo todo e tempo de decomposição podendo ultrapassar 400 anos, associado ao elevado consumo, o plástico possui um impacto negativo significativo no meio ambiente. Assim, é importante mudarmos a forma como olhamos alguns de nossos hábitos diários, a fim de torná-los mais conscientes e ecológicos. Por isso, o Jornal A Sístole traz algumas mudanças para o nosso dia a dia, que podem parecer pequenas, mas se todos adotarem essas medidas, o impacto positivo poderá ser bem grande!
Trocas no seu dia a dia:
1) Compras:
1- Sacolas de compras plásticas
troque por: ecobags, bolsas de pano
Muito usadas em feiras e mercados, as sacolas plásticas são um item que facilmente pode ser trocado na sua rotina. De fato, segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, estima-se que 1,5 milhão de sacolas sejam usadas por hora, e a maioria delas acaba sendo descartada após um uso. Esse produto leva em média 400 anos para se decompor, possibilitando acúmulo de água, o que favorece a proliferação de doenças como dengue, além de contribuir para a poluição da cidade se descartadas incorretamente, podendo causar oentupimento de bueiros.
Assim, quando for fazer compras, escolha uma ecobag ou uma bolsa de pano! Elas duram mais, podendo ser usadas diversas vezes e com muitas finalidades, além de serem, muitas vezes, mais práticas, possibilitando maior conforto no transporte e, ainda, são uma forma de economizar, pois muitos estabelecimentos cobram pelo uso de sacolas plásticas.
2) Itens de higiene:
1- Xampu e condicionador convencionais
troque por: xampu e condicionador em barra
Cada vez ganhando mais espaço, o xampu e condicionador em barra além de diminuírem o plástico da embalagem, são, normalmente, naturais e veganos, produzidos de forma a poupar recursos, como matéria-prima. Além disso, esses itens essenciais de higiene, por serem mais concentrados, possuem durabilidade 2 a 3X maior em comparação com versões líquidas.
2- Barbeador tipo Gilete descartável
troque por: barbeador de aço
Esse item de higiene muito usado não é reciclável, pois mistura dois materiais (plástico e metal das lâminas) e, ainda, é rapidamente descartável após o uso. Dessa forma, uma opção para substituir esse produto são barbeadores de aço, em que se troca a lâmina quando necessário. Esses são mais eficientes, com menor impacto ambiental e mais econômicos. E, por ser de metal, a lâmina pode ser reciclada. Podem ser facilmente encontrados para compra online.
3- Absorventes
troque por: absorvente de pano, coletor menstrual, calcinha absorvente
Os absorventes convencionais equivalem até 4 sacolas plásticas, compostos com materiais que demoram até 100 anos para se decompor e não são reciclados. Ainda, podem comprometer a saúde das mulheres que os usam, causando infecções e alergia em peles mais sensíveis. Com impacto ambiental desde sua produção, existem várias opções de troca: coletores menstruais, absorventes de pano e calcinha absorvente.
Absorvente de pano: feitos de algodão, um material que é benéfico para a transpiração da pele, eles devem ser lavados após o uso para serem reutilizados, podendo durar até 5 anos.
Coletor menstrual: é como um “copo” de silicone hipoalergênico, que pode ser usado por até 8h por dia. Após o uso, eles podem ser higienizados e lavados corretamente. Por terem elevada durabilidade, eles são uma alternativa bastante econômica e uma significativa forma de redução do uso de plástico. Existem diferentes modelos que se adaptam a cada tipo de fluxo.
Calcinha absorvente: como o nome define, é uma calcinha feita de material capaz de conter o fluxo menstrual, dispensando o uso do absorvente. Ela pode ser lavada após o uso e reutilizada.
4- Escova de dente
troque por: escova de dente de bambu
Analisando a matemática do uso de escovas de dente, podemos observar o impacto ambiental desse item de higiene. Segundo recomendações, devemos trocar de escova de dente a cada 3 meses, ou seja, serão 4 escovas em 1 ano. Contando a expectativa de vida de 75 anos, serão quase 300 escovas por habitante, o que representa 5kg de plástico descartado. Assim, o uso de escovas de dente de bambu é uma substituição válida no nosso dia a dia. Atente apenas para a forma correta de descarte: as cerdas de nylon devem ser cortadas e jogadas em lixo reciclável, enquanto a haste, feita de material biodegradável, pode ser facilmente descartada em lixos de matéria orgânica, composteiras ou solos com terra fértil.
3) Itens de alimentação:
1- Canudo de plástico
troque por: canudo de aço, vidro ou bambu
Com a lei que proíbe a distribuição de canudos de plástico em estabelecimentos comerciais em diversas cidades há quase 2 anos, os canudos de aço, de vidro ou de bambu, se tornaram os principais indicados para essa substituição. Esses são bastante resistentes, de fácil transporte e limpeza. Ainda que, de fato, os canudos convencionais sejam uma parcela muito pequena de todo o plástico que é produzido e despejado nos oceanos, eles também trazem risco para a vida marinha,como as tartarugas, pela formação de microplástico. De fato, o canudo de plástico não é biodegradável, levando até mil anos para se decompor no meio ambiente, sendo que seu tempo de uso é bastante reduzido.
2- Talheres descartáveis
troque por: talheres de bambu
Esses produtos que substituem os talheres de plástico são feitos com material resistente e biodegradável, além de serem facilmente portáteis e bastante duráveis. Podem ser encontrados para compra em diversos sites.
3- Copo descartável
troque por: copo reutilizável de silicone ou inox
Amplamente utilizados em estabelecimentos e eventos, dados de 2018 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE) mostram que 720 milhões de copos são usados por dia no Brasil, sendo que, logo após o uso, eles serão jogados fora. Desde a sua produção, esse item é prejudicial ao meio ambiente: cada copo pode utilizar até 3L de água em sua confecção. E,ainda, com uma produção de aproximadamente 100 mil toneladas de copos por ano e, com uma baixíssima porcentagem de reciclagem, associada com o descarte incorreto em aterros sanitários, ele se torna bastante prejudicial ao meio ambiente. Dessa forma, a utilização de copos reutilizáveis, como os feitos de silicone ou inox, são uma ótima troca. São fáceis de serem higienizados após o uso, práticos de serem transportados, além de mais econômicos.
Outras atitudes que ajudam o planeta:
1) Procure comprar produtos com embalagens biodegradáveis e de vidro, evitando embalagens de isopor e sacos plásticos.
2) Tente reutilizar recipientes de plástico, dando-os outra função, como potes de sorvete, por exemplo.
3) Recicle e lembre-se de lavar o material reciclável antes de separá-lo para coleta.
Algumas fontes sobre o tema:
@menos1lixo @cabenomundobr @umavidasemlixo @sosmenosplastico @portalecycle
Referências:
6 motivos para trocar sacolas plásticas por retornáveis. Recicla Sampa. Disponível em: https://www.reciclasampa.com.br/artigo/6-motivos-para-trocar-sacolas-plasticas-por-retornaveis. Acesso em: 11 de novembro de 2021.
10 razões para trocar a sacola plástica por uma ecobag. Ecoplus, 2014. Disponível em: https://www.ecoplus.ind.br/14-10-razoes-para-trocar-a-sacola-plastica-por-uma-ecobag. Acesso em 10 de novembro de 2021.
5 motivos para trocar seu shampoo líquido por um shampoo em barra. Relax. Disponível em: https://relax.com.br/5-motivos-para-trocar-seu-shampoo-liquido-por-um-shampoo-em-barra/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
Depilação sem lixo com o barbeador de metal safety razor. Blog Uma vida sem lixo, 2015. Disponível em: https://umavidasemlixo.com/2015/07/depilacao-sem-lixo-com-o-barbeador-de-metal-safety-razor/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
Escova de bambu: benefícios para o planeta e a saúde bucal. Ecycle, 2021. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/escova-de-bambu/. Acesso em 11 de novembro de 2021.
Canudo ecológico: Saiba o porquê está sendo adquirido. Losinox, 2019. Disponível em: http://blog.losinox.com.br/2019/07/15/canudo-ecologico-saiba-o-porque-esta-sendo-adquirido/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
Por que aderir ao canudo de inox?. Ecycle. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/canudo-de-inox/#Por-que-aderir-ao-canudo-de-ino. Acesso em 11 de novembro de 2021.
8 razões para utilizar talheres de bambu. Sala da casa. Disponível em: https://saladacasa.com.br/8-razoes-para-utilizar-talheres-de-bambu/. Acesso em 11 de novembro de 2021.
Copos reutilizáveis: qual o melhor para o dia a dia?. Ekological, 2021. Disponível em: https://blog.ekological.com.br/copos-reutilizaveis/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
O impacto do copo plástico descartável no Meio Ambiente. Begreen, 2018. Disponível em: https://beegreen.eco.br/impacto-copo-plastico-descartavel/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
Absorvente descartável: história, impactos ambientais e alternativas. Ecycle, 2016. Disponível em: https://www.google.com.br/amp/s/www.ecycle.com.br/absorvente-impactos-ambientais/amp/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
Absorvente descartável: um risco à saúde?Korui. Disponível em: https://korui.com.br/absorvente-descartavel-um-risco-saude/. Acesso em 10 de novembro de 2021.
6 informações chocantes sobre o plástico no meio ambiente. Senac. Disponível em: https://www.blogsenacsp.com.br/plastico-no-meio-ambiente/. Acesso em 13 de novembro de 2021.
Commentaires