Publicações Científicas no campus Macaé
- Jornal A Sístole
- 24 de mai. de 2022
- 3 min de leitura

“Agosto Dourado e o uso do Instagram como ferramenta de divulgação de um projeto de extensão universitária” por Iza Rodrigues Mello, Nathalia Ribeiro Lopes, Beatriz do Valle Goudard, Beatriz Graziele Thomaz Alvez, Eduarda Vasconcelos de Souza, Millena Alves Fernandes, Thainá Lobato Calderoni e Mônica Feroni de Carvalho.
Texto escrito e mediado por Pedro Victor S. Monteiro.
Durante o final do segundo semestre de 2021, o segundo volume do Boletim Ciência Macaé - uma revista de publicação conjunta da Secretaria Municipal de Educação, da Secretaria Adjunta de Ensino Superior e do Observatório da Cidade de Macaé - publicou o artigo denominado “Agosto Dourado e o uso do Instagram como ferramenta de divulgação de um projeto de extensão universitária”. Produzido por estudantes dos cursos de Medicina e Nutrição da UFRJ Macaé - com a orientação da professora Mônica Feroni de Carvalho - o trabalho se concentrou em trazer um debate acerca do aleitamento materno e da necessidade da produção de um vínculo entre a universidade e a sociedade geral, através dos projetos de extensão universitários, principalmente no alarmante período de distanciamento social vivenciado ao redor do mundo.
Previamente ao detalhamento da produção científica, é essencial apontar o projeto de extensão universitária que motivou a sua construção, denominado Incentivo à Alimentação Complementar aos Lactentes (IACOL). De forma geral, as estudantes participantes apontam que o seu objetivo central é incentivar a alimentação adequada nos dois primeiros anos de vida da criança, com ênfase na introdução da alimentação complementar. Dessa forma, as ações buscam estar voltadas ao incentivo da amamentação exclusiva, nos seis primeiros meses, e complementada, até os dois anos de vida ou mais.
Inserir a imagem 1, com a logo do projeto.
Quanto ao artigo, a temática principal abordou o Agosto Dourado - um mês que, no Brasil, foi instituído como o “Mês do Aleitamento Materno” - no qual são intensificadas as ações intersetoriais voltadas à conscientização e ao esclarecimento sobre a importância dessa prática, sendo importante tanto para as mães quanto para seus filhos. Frente a isso, o objetivo central visou a descrição do interesse de usuários de uma rede social sobre o tema “Aleitamento materno” durante o Agosto Dourado do ano de 2020. Assim, as autoras realizaram um estudo de caso do perfil do projeto IACOL (@iacol_ufrj) no Instagram, a partir do levantamento de métricas (como as impressões, as curtidas e o alcance) das 32 publicações divulgadas em seu feed que estavam alinhadas à questão do aleitamento materno.
Inserir as imagens 2 e 3, com os prints da rede social do Projeto.
Uma vez que as atividades presenciais do projeto, anteriores à pandemia, buscavam conhecer o processo de introdução da alimentação complementar dos lactentes assistidos nas unidades de saúde de Macaé, com uma atuação em diversas atividades educativas de salas de espera com as gestantes e mães de lactentes, o público alvo da publicação foi descrito como: as próprias gestantes, puérperas, nutrizes, cuidadores dos lactentes, profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família da Atenção Primária à Saúde, graduandos de diferentes áreas de atuação no setor saúde e a comunidade em geral do município de Macaé. Não obstante a interrupção do contato social, as integrantes do projeto descrevem que durante a pandemia, como forma de se adaptar, foram fornecidos mini cursos virtuais de capacitação para os profissionais de saúde e a população em geral, bem como outras ações educativas. Além de terem intensificado suas atividades de divulgação científica no Instagram e Youtube através de postagens escritas, stories e vídeos informativos.
Para mais, buscando construir relatos sobre a experiência de escrever um trabalho científico estando presente em um projeto de extensão, a estudante do curso de Medicina Beatriz do Valle Goudard afirma: “É um tema de bastante relevância, visto que ainda existem diversas desinformações enraizadas sobre aleitamento e alimentação complementar em nossa sociedade. Portanto, um estudo sobre as informações de maior relevância e alcance podem ser essenciais para um esquema de democratização da informação de maneira adequada na comunidade.”. Além dela, a autora principal do texto - e também estudante de Medicina - Iza Rodrigues Mello conta: “Foi uma experiência muito enriquecedora para a minha trajetória acadêmica conduzir a construção do artigo, e acredito que para as co-autoras também. É muito interessante materializar as ações do projeto em uma publicação, pois conseguimos observar de fato tudo o que foi construído durante o período.”.
Por fim, o Jornal A Sístole disponibiliza o QR Code para o tal volume do Boletim Ciência Macaé, caso você deseje acessar esse trabalho na íntegra, assim como outros desse espaço de pesquisa:
Referência Bibliográfica:
MELLO, Iza Rodrigues; et al. Agosto Dourado e o uso do Instagram como ferramenta de divulgação de um Projeto de Extensão universitária. Boletim Ciência Macaé, Macaé, v.2, n.1, p 85-103, mar. 2021/julh. 2021. Disponível em: <https://macae.rj.gov.br/midia/uploads/Boletim%20Ci%C3%AAncia%20Maca%C3%A9%20%20v2%20%20n1%20(2021).pdf>. Acesso em: 2 abr. 2022.
Comments