top of page

Publicações Científicas: Impactos da pandemia de COVID-19 na violência contra a mulher

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 26 de out. de 2021
  • 2 min de leitura



Publicado em: Violência de gênero e a pandemia de COVID-19 [livro online]

Mediado por: Guilherme Moraes


A pandemia e o isolamento social, decretados no início de 2020, afetaram de inúmeras maneiras as relações humanas. No cenário da violência doméstica contra a mulher no Brasil não foi diferente. A violência doméstica engloba atos físicos, morais, verbais e/ou psicológicos que submetem a mulher a uma condição de inferioridade/submissão/humilhação. Geralmente, perpetrados por companheiros amorosos, mas também podem ser praticados por familiares, amigos ou até mesmo indivíduos fora do mesmo círculo social. O artigo publicado no livro “Violência de gênero e a pandemia de COVID-19” buscou analisar os impactos desse tipo de violência segundo a teoria da motivação humana de Abraham Maslow.

Este artigo, publicado por discentes e docente da UFRJ-Macaé, discutiu as mudanças ocorridas nos panoramas econômico, psicológico e social na pandemia, que contribuem com a não satisfação desde necessidades mais básicas às mais complexas das mulheres vítimas de algum tipo de violência doméstica.

Na pirâmide de Maslow, estuda-se as necessidades humanas básicas a partir de um nível hierárquico. Isso significa que necessidades mais básicas precisam ser preenchidas antes que necessidades mais complexas possam ser garantidas. Segundo Abraham, as Necessidades fisiológicas serão as primeiras a serem efetivadas, seguida, então, por Segurança em vários aspectos psicossociais; Necessidades de amor e relacionamentos; Estima e, finalmente, Realização pessoal.


Os autores definem alguns dos aspectos possivelmente relacionados à exacerbação da violência contra a mulher durante a pandemia de COVID-19:

- Diminuição da renda familiar

- Desemprego

- Restrições de deslocamento / Reclusão de parceiros agressivos

- Instabilidade financeira

- Perda da rede de apoio de outros familiares, amigos, sistema de saúde, agente da lei do Estado

- Isolamento social / psicológico

- Castração das potencialidades em diferentes cenários sociais (criatividade, solução de problemas, etc)


Para entender melhor a relação desses fatores com a exacerbação da violência contra a mulher, acesse o artigo completo em:


Referência:

SANTOS, Luísa Souza Erthal; NUNES, Lorena Mara Monteiro; ROSSI, Bruna Araújo & TAETS, Gunnar Glauco de Cunto Carelli. Impactos da pandemia de COVID-19 na violência contra a mulher: reflexões a partir da teoria da motivação humana de Abraham Maslow. In: SENHORAS, Elói Martins; SENHORAS, Cândida Alzira Bentes de Magalhães (org.). Violência de gênero e a pandemia de COVID-19 [livro online]. Boa Vista: Editora UFRR, 2020. p. 80 – 95. Disponível em: https://livros.ioles.com.br/index.php/livros/catalog/view/7/16/23-1. Acesso em 19 set. 2021.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page