PRESS RELEASE: OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO
- Jornal A Sístole
- 22 de out. de 2020
- 4 min de leitura

Por Luisa Erthal
No século XXI, com a crescente aceleração do ritmo de vida, transtornos como estresse, ansiedade e esgotamento mental têm se tornado extremamente comuns entre a população. Na tentativa de combater os efeitos deletérios desses estados mentais, práticas contemplativas como a meditação têm ganhado cada vez mais espaço no nosso dia a dia.
No primeiro semestre de 2020, segundo o aplicativo (app) “Annie” – que rastreia downloads de app’s nas principais plataformas operacionais, como iOS e Android – os aplicativos de meditação registraram um crescimento expressivo no número de downloads. A busca pela meditação nunca foi tão intensa quanto na atualidade.
Mas você sabe o que é meditação e quais são os seus benefícios para a saúde?
UMA BREVE HISTÓRIA DA MEDITAÇÃO
As primeiras referências a técnicas meditativas vêm da Índia, datando de cerca de 1500 anos antes do início do calendário cristão, tendo sido encontradas nos chamados “Upanishads”, capítulos especiais dos Vedas, os textos mais importantes do Hinduísmo. Já na China, formas de meditação se desenvolveram anteriormente ao surgimento do Taoísmo, no ano 2 d.C
Ao longo dos milênios, técnicas meditativas vêm sendo empregadas em diversas tradições e linhagens religiosas, como o Budismo, a yoga e o Taoísmo, constituindo-se como uma prática que busca trilhar o caminho espiritual. O objetivo é a conquista de um estado de consciência novo, caracterizado pela transcendência das ilusões e condições restritivas às quais normalmente estamos submetidos. É o que no ocidente chamaríamos de iluminação, moksha pelo Hinduísmo, nirvana pelo Budismo indiano, ou satori no Budismo japonês.
MAS VOCÊ SABE O QUE É MEDITAÇÃO E COMO PRATICÁ-LA?
A meditação é um estado de consciência. Para iniciar o processo meditativo, o indivíduo deve acomodar-se em uma posição confortável, seja sentado ou deitado. Então, deve buscar livrar a mente do excesso de pensamentos. Para isso, pode-se tentar focar a atenção no fluxo de ar inspirado e expirado, ou então em sons ou objetos específicos. O objetivo é simplesmente observar a realidade do momento presente, evitando que a mente divague para situações que aconteceram no passado da pessoa ou possíveis projeções futuras.
Não há necessidade de tentar controlar a respiração de maneira específica, devendo-se apenas tomar consciência do processo da respiração. A tendência natural é que, após alguns minutos, a mente comece a divagar por memórias e fantasias e haja uma perda da concentração. Isso é absolutamente normal e deve-se apenas buscar tomar consciência da divagação e retornar ao estado de observação da respiração.
Todos os pensamentos que temos ou já tivemos na vida são um produto da sociedade em que vivemos. Desde o momento em que nascemos, começamos a apreender tudo que nos é mostrado ou falado e guardamos registros na memória de grande parte das nossas experiências. Essas, então, ficam guardadas em nosso subconsciente e vêm a formar nossa visão de mundo e nossas opiniões. Mas nada disso é realmente nosso, tudo é emprestado da sociedade em que vivemos. Afinal, você já parou para pensar que a religião que você segue, as doutrinas nas quais acredita e os desejos que tem poderiam não ser os mesmos se você vivesse em outra sociedade? E se vivesse na Índia e fosse um shudra (casta composta por camponeses, operários e artesãos)? Será que os seus sonhos e credos seriam os mesmos? Provavelmente não.
Segundo Sigmund Freud, neurologista tcheco considerado o “pai da psicanálise”, existem níveis de consciência entre as diversas entidades que formam a mente humana. O ego é um desses níveis, representando a instância que decide o comportamento do indivíduo perante o mundo real. Logo, o ego é influenciado por todas as normas e costumes que apreendemos a partir da sociedade em que vivemos e costuma ser percebido como a imagem que temos de nós mesmos.
A meditação consiste em observar a mente, testemunhá-la. Olhar para os próprios pensamentos sem nenhum tipo de apreciação ou condenação, apenas observando o seu fluxo como se fosse um observador externo. O objetivo final de qualquer técnica de meditação é atingir o estado da ausência de pensamento, a fim de possibilitar a compreensão de que não somos a nossa camada superficial de pensamentos, somos algo além. Sendo algo além disso, você passa a entender que não é definido pelo que pensa e, portanto, nem pelas ansiedades e projeções que o permeiam. À medida em que os pensamentos se dissolvem, o ego desaparece, porque entendemos que ele nada mais é do que uma construção social e o indivíduo consegue entrar em contato com o seu eu interior, o que alguns chamam de “alma” ou “coração”. Essa é a verdadeira iluminação.
E QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO?
Existe uma infinidade de técnicas meditativas, mas todas elas perseguem o mesmo objetivo final: a ausência de pensamento e a paz e a tranquilidade que dela advêm. Algumas das técnicas existentes são:
- meditação vipassana (foco na respiração)
- meditação chakra (visualização dos pontos energéticos distribuídos pelo corpo)
- meditação guiada (orientada através de textos, vídeos ou áudios)
- meditação tonglen (conexão com o sofrimento interior a fim de superá-lo)
- meditação com o uso de mantras
E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO?
- redução da ansiedade e transtornos relacionados, como TOCs, fobias, ansiedades sociais e pensamentos paranoicos
- redução do estresse e de seus mediadores, como o hormônio cortisol e a inflamação associada
- aumento da autoestima e do otimismo em relação à vida, melhorando sintomas depressivos
- aumento do tempo de foco
- redução da perda de memória relacionada à idade
- auxilia no combate a vícios
- melhora da qualidade do sono
- aumento da tolerância à dor
- diminuição da pressão sanguínea
E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre meditação? Que tal começar a incluir esse hábito na sua rotina?
REFERÊNCIAS:
Hypeness – Prática de meditação cresce em meio à pandemia de Covid-19. Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2020/03/pratica-de-meditacao-cresce-em-meio-a-pandemia-de-covid-19/
História da meditação: das tradições do antigo oriente à ciência do século XXI. Disponível em: http://www.hcte.ufrj.br/downloads/sh/sh7/SH/trabalhos%20orais%20completos/HISTORIA-DA-MEDITACAO-DAS-TRADICOES-DO-ANTIGO-ORIENTE-A-CIENCIA-DO-SECULO-XXI.pdf
Ecycle – O que é meditação? Disponível em: https://www.ecycle.com.br/7475-meditacao.html
Psicologia online – Tipos de meditação e seus benefícios. Disponível em: https://br.psicologia-online.com/tipos-de-meditacao-e-seus-beneficios-87.html
O livro do ego. Liberte-se da ilusão – Osho.
21 lições para o século XXI – Yuval Noah Harari.
Comments