top of page
Buscar

PRESS RELEASE: DOAÇÃO DE SANGUE E COVID-19, O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 11 de jun. de 2020
  • 2 min de leitura


Por Ingryd Toneti e Raquel Coelho


O que é?

A doação de sangue é um gesto solidário, no qual uma pequena quantidade do sangue (450 ml) retirada do doador é utilizada para auxiliar no tratamento e na diminuição do risco de morte de pessoas que se submetem a intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.

Uma única doação pode salvar até quatro vidas e é indispensável para que pacientes com doenças crônicas graves - como Doença Falciforme e Talassemia - possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de auxiliar no tratamento de feridos em situações de emergência ou calamidades.

Onde doar sangue?

Devido à COVID-19 e à necessidade de isolamento social, o Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/) está realizando atividades para aumentar o estoque de sangue sem expor seus doadores. Além do agendamento de ações de coleta móvel em condomínios de prédios, também há a realização em pontos específicos da cidade, como o Pão de Açúcar. Outra ação interessante conta com a participação dos aplicativos de transporte, com a atribuição de descontos ou isenção do pagamento para corridas em direção ao Hemorio, no Centro do Rio de Janeiro. Todas as localidades e datas estão disponíveis no site do Hemorio, na parte de “coleta móvel” e nas redes sociais do órgão.

A Hemorrede, conjunto de ação em todas as cidades do Estado do Rio de Janeiro, também possibilita a doação de sangue na cidade de Macaé-RJ, ao lado do hospital São João Batista, de segunda a sexta de 7h30hàs 11h30h e em Campos dos Goytacazes-RJ, todos os dias de 8h às 18h, no Hospital Ferreira Machado. Para saber onde doar na sua cidade acesse “Mapa da Hemorrede” no site do Hemorio.

Quem não pode doar no período da pandemia?

· Pessoas com diagnóstico por infecção de COVID-19, por 30 dias após a recuperação;

· Quem teve a forma grave, por 1 ano após a cura;

· Contactantes de pessoas com diagnóstico de COVID-19, por 30 dias após o contato;

· Pessoas sintomáticas para COVID-19;

· Outros motivos para impedimento de doação podem ser acessados no site do Hemorio.

Referências

BRASIL. Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde. Ministério da Saúde (org.). Doação de sangue: como doar, quem pode doar, impedimentos. 2013-2020. Disponível em: https://www.saude.gov.br/#portal-siteactions. Acesso em: 10 jun. 2020.

BRASIL. Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde. Ministério da Saúde (org.). Critérios básicos para doação. 2013-2020. Disponível em: https://www.into.saude.gov.br/hemointo/criterios-basicos-para-doacao. Acesso em: 10 jun. 2020.

FUNDAÇÃO PRÓ SANGUE (São Paulo). Governo do estado de São Paulo. Quem não pode doar?: Em quais situações você não poderá doar sangue. Disponível em: http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/pesquisa_cientifica.html. Acesso em: 10 jun. 2020.

HEMORIO (Rio de Janeiro). Governo do Estado do Rio de Janeiro. DOE. Disponível em: http://www.hemorio.rj.gov.br/. Acesso em: 10 jun. 2020.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page