NOTA DO CA: TROTE - A POSIÇÃO E AS AÇÕES DO CENTRO ACADÊMICO DE MEDICINA "II DE ABRIL"
- Jornal A Sístole
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

"Desde 2015, o Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril organiza a Semana de Acolhimento, semana essa que acontece todo início de semestre destinada à recepção das novas e dos novos ingressantes no curso de Medicina da UFRJ-Macaé. A semana conta também com a participação da A.A.A.M.M. e de uma comissão de estudantes formada por veteranos diretos do segundo período do curso.
A elaboração e o planejamento da programação da semana é construída tendo como base o auxílio aos estudantes recém-chegados com informações sobre a cidade, sobre a universidade e sobre o curso, facilitando esse processo adaptativo inicial, promovendo atividades de integração e sendo radicalmente contrários à quaisquer atividades vexatórias.
A última semana de acolhimento, organizada para recepcionar a turma XXI, contou com: 1. Apresentação do Centro Acadêmico, assim como breve resgate de sua história e apontamento de sua importância e significado dentro do curso. Nessa mesma apresentação, o CA mostrou-se solícito no que tange ao auxílio futuro dos estudantes dentro da Universidade, deixando clara a composição de sua atual gestão e o papel dessa na vida acadêmica. 2. Pintura consciente e divertida dos calouros, juntamente com os outros componentes anteriormente mencionados, que colaboram com a semana de acolhimento. 3. Trote solidário - os calouros foram levados ao Supermercado JPavani na busca por doações, usando de músicas e brincadeiras a fim sensibilizar os cidadãos a colaborarem com a instituição alvo: O Sentrinho. A qual trata-se de uma escola especial com proposta de inclusão educacional e social de pessoas em condições de deficiências diversas. No Sentrinho, os calouros foram recebidos com uma roda de conversa que explicava o mecanismo de funcionamento do local, assim como a sua relevância social, levantando questões sobre a dignidade das pessoas com deficiência. Houve ainda a interação dos calouros com os próprios estudantes do local, numa experiência marcante. 4. Apresentação da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), assim como a introdução de questões históricas como a determinação social no processo saúde doença. 5. Apresentação das Ligas Acadêmicas para os novos alunos. 6. Apresentação da Coordenação local de estágios e vivências (CLEV), com o intuito de revelar como funcionam os intercâmbios. Foram trazidos, ainda, estudantes que já passaram por essa experiência. 7. Roda de conversa com estudantes do último período do curso de Medicina, realizada a fim de compartilhar a vivência na Universidade e conselhos sobre o decorrer da jornada acadêmica. 8. Espaço aberto para a apresentação da Coordenação do curso aos novos estudantes. Entendendo a importância do papel de outros agentes, enquanto protagonistas das atividades de acolhimento, o CAMM também participou de ações outras cuja iniciativa, concepção e realização ficaram a cargo de outras entidades."
コメント