top of page
Buscar

INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO: RACISMO, um crime cotidiano que deve ser combatido diariamente

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 18 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura


Autor convidado: Wallisson da Silva Ferreira

Estudante de Medicina

“Black lives matter”! Essa é uma frase que estamos ouvindo com bastante frequência no ano de 2020. O racismo é um crime cometido diariamente em nosso país e, justamente por isso, devemos combatê-lo a todo momento. Nesse quadro do jornal A Sístole, fui convidado a indicar para vocês algumas obras culturais que relatam como é ser negro em uma sociedade racista e que, apesar de serem obras inspiradoras, mostram o quanto é difícil para um negro(a) alcançar algum tipo de reconhecimento social. Espero que aproveitem as indicações.

Filme

M-8: QUANDO A MORTE SOCORRE A VIDA

Vamos começar com o cinema brasileiro: esse filme retrata a luta de um jovem negro que, ao conseguir ingressar numa prestigiada Universidade Federal para cursar medicina, entra em contato com o cadáver que irá ajudá-lo nos estudos da anatomia, o cadáver M8. A partir desse momento, Maurício começa a fazer vários questionamentos sobre o cadáver que está ali na sua frente todos os dias na faculdade, assim como sobre a história daquele corpo e sobre si mesmo.


Filme: BEM-VINDO A MARLY-GOMONT

BEM-VINDO A MARLY-GOMONT retrata a história de uma família negra na qual o pai, médico, recém-formado no Congo, decide pegar a sua família e ir para uma pequena aldeia francesa que lhe ofereceu uma ótima proposta de trabalho. Nessa jornada, Seyolo Zantoko e a família precisarão enfrentar o preconceito e as grandes barreiras culturais.


Filme: UM HOMEM ENTRE GIGANTES

Esse filme conta a história do Dr. Bennet Omalu, que nasceu e cursou medicina na Nigéria, mudando-se, posteriormente, para os Estados Unidos. Ele se torna um neuropatologista forense e faz um severo diagnóstico de trauma cerebral em um ex-jogador de futebol americano. Dr Omalu resolve investigar o assunto e começa a perceber que esse trauma é comum entre ex-jogadores da liga. Começa uma batalha entre o Dr. Omalu e uma das mais poderosas ligas de esportes do mundo, a NFL. Mais um filme que mostra uma grande história de superação.

Filme: MÃOS TALENTOSAS

Esse filme conta a história do médico neurocirurgião Ben Carson, jovem negro criado em Detroit que enfrenta grandes dificuldades em sua vida acadêmica e familiar até entrar para a faculdade de medicina. O enredo do filme mostra como foi a adolescência do jovem que tinha dificuldade de aprendizado na escola, com comportamento às vezes agressivo, criado por uma mãe solteira com sérios problemas de desgaste emocional e que tenta mostrar para seu filho que o caminho para mudar sua história é por meio da educação. O filme “Mãos Talentosas” se torna uma inspiração de vida para qualquer pessoa que o assista, além de mostrar como o apoio familiar atrelado à educação pode transformar vidas.

Filme: QUASE DEUSES

“Quase Deuses” conta a história do jovem Vivien Thomas, que é contratado como faxineiro em uma das mais respeitadas escolas de medicina do mundo, a Universidade Johns Hopkins. Lá, o chefe de cirurgia percebe em Vivien um grande talento para a cirurgia e chama o jovem para ajudá-lo a desenvolver uma técnica a fim de ajudar crianças que nasciam com um tipo de má-formação no coração, popularmente conhecidas como “bebês azuis”. O enredo mostra a jornada desse jovem e sua luta contra um sistema racista, no qual só o branco era médico. O final do filme é sensacional, tenho certeza que será mais uma história inspiradora.

Livro: TORNAR-SE NEGRO

Por Neuza Santos Souza

Neuza Santos Souza, psiquiatra, psicanalista e escritora negra, retrata como é a vida emocional do negro e mostra o processo de autorejeição do negro por seu aspecto exterior. É um estudo teórico e vivencial recheado de depoimentos. Recomendo a leitura.

Série: THIS IS US

Essa série retrata a história do casal Rebecca e Jack, o qual tem três filhos, Randall, Kate e Kevin. A série retrata os dramas familiares vividos pelos personagens, cada um no seu universo, com dramas bastantes pertinentes para os nossos dias. Essa indicação não tem relação com a área da saúde, mas a indico pelo personagem Randall, que é um filho adotivo e enfrenta o preconceito no seu dia a dia, tentando “achar seu lugar no mundo’’. As situações das personagens em geral é bem emocionante e cada uma lida de maneira diferente com seus problemas. É uma ótima série, tenho certeza que não vão se arrepender.

Referências

M-8: Quando a morte socorre a vida. Direção de Jeferson Dê. Rio de Janeiro: Migdal Filmes, 2019. (74 min.)

BEM-VINDO a Marly-Gomont. Direção de Julien Rambaldi. Boulogne-Billancourt: Groupe TF1, 2016. (96 min.)

UM homem entre gigantes. Direção de Peter Landesman. Califórnia: Sony Pictures, 2016. (122min.)

MÃOS talentosas: a história de Ben Carson. Direção de Thomas Carter. Califórnia: Sony Pictures, 2009. (86 min.)

QUASE Deuses. Direção de Joseph Sargent. Califórnia: Warner, 2004. (110min.)

SOUZA, NS. Tornar-se negro. São Paulo: Graal Editora, 2006.

This is us [Seriado].

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page