top of page
Buscar

INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO: CINEMA BRASILEIRO

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 22 de jun. de 2021
  • 4 min de leitura


Por Karine Teotônio


Em celebração ao Dia do Cinema Brasileiro (19/06), o jornal A Sístole separou algumas produções nacionais que têm a saúde como temática.


Documentários


Políticas de Saúde no Brasil: Um Século de Luta pelo Direito à Saúde

Conta a história das políticas de saúde em nosso país, mostrando como foram articuladas com a história política brasileira e destacando os mecanismos que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias e Pensões até a implantação do SUS. O filme foi realizado por iniciativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, do Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Universidade Federal Fluminense (UFF).

Ano de lançamento: 2006.

Diretor: Renato Tapajós.


Perfil: Guido Carlos Levi

O documentário retrata a trajetória do infectologista Guido Carlos Levi que, ao longo de sua carreira buscou esclarecer os benefícios das vacinas, as causas e consequências de recusa à vacinação no Brasil.

Ano de lançamento: 2016

Direção: Diana Zatz Mussi

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=G6bJx-qWtw4&t=2s


Corações Paraibanos

O documentário acompanha a Rede de Cardiologia Pediátrica da Paraíba em uma caravana, realizada anualmente, por 13 cidades do interior do Estado, com uma equipe multiprofissional, cujos objetivos são detectar possíveis cardiopatias e capacitar profissionais locais.

Ano de lançamento: 2019

Direção: Ricardo Puppe


Muito Além Do Peso

Atualmente, um terço das crianças brasileiras está acima do peso, sendo a primeira geração a apresentar doenças antes restritas a adultos, como depressão, diabetes e condições patológicas cardiovasculares. Este documentário estuda o caso da obesidade infantil, principalmente no território nacional, mas também em outros países no mundo, entrevistando pais, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos.

Ano de lançamento: 2012

Direção: Estela Renner

Disponível em: https://youtu.be/8UGe5GiHCT4 e Amazon Prime Video.


O Renascimento do Parto

Mães e profissionais da área da saúde abrem o jogo sobre suas experiências com a prática da cesárea, cada vez mais controversa no Brasil. Primeiro de uma série de filmes.

Ano de lançamento: 2013

Disponível na Netflix.


Séries


“Na fila do SUS”

A ruína da saúde pública é o apogeu da violência de Estado. Web série exclusiva Bombozila, em 06 episódios aborda o desmonte do Sistema Único de Saúde à luz da pandemia e estado de exceção. A produção teve financiamento coletivo e apoio dos trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz e de profissionais da linha de frente da saúde em todo o Brasil.

Ano de lançamento: 2020

Direção: Ellen Francisco


Unidade Básica

Paulo é um médico experiente que trabalha em uma Unidade Básica de Saúde da periferia de São Paulo. Com métodos pouco ortodoxos, ele trabalha com medicina preventiva. Sua rotina muda com a chegada de Laura, uma jovem recém-formada e ambiciosa.

Ano de lançamento: 2016

Direção: Caroline Fioratti

Disponível em: Globoplay e Universal TV


Sob Pressão

Aborda os dramas e os dilemas da equipe de emergência de um hospital público, além da relação improvável entre dois médicos que superam todos os limites para manter os pacientes vivos em um hospital onde tudo falta.

Ano de lançamento: 2017

Direção: Andrucha Waddington; Mini Kerti; Rebeca Diniz; Pedro Waddington e

Júlio Andrade

Disponível em: Globoplay


Filmes


M-8: Quando a morte socorre a vida

Maurício começa a estudar na renomada Universidade Federal de Medicina. Em sua primeira aula de anatomia, ele conhece M8, o cadáver que servirá de estudo para ele e os amigos. Durante o semestre, o mistério da identidade do corpo só pode ser desvendado depois de ele enfrentar suas próprias angústias.

Ano de lançamento: 2019

Direção: Jeferson De.

Disponível em: Netflix


A Loucura Entre Nós

Reflexão sobre as fronteiras do que é considerado normal e loucura, ao dar voz para pessoas que lutam para resgatar suas conexões sociais após experiências em hospital psiquiátrico. Os personagens, em sua maioria femininos, exalam as contradições da razão e propõe um questionamento sobre conflitos internos, desejos e trajetórias.

Ano de lançamento: 2016

Direção: Fernanda Fontes Vareille

Disponível em: Youtube e Google Play Filmes


Nise – O Coração Da Loucura

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro e após sair da prisão, a doutora Nise da Silveira (Gloria Pires) propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem da esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e lobotomia. Seus colegas de trabalho discordam do seu meio de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde é iniciada uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Ano de lançamento: 2016

Direção: Roberto Berliner

Disponível em: Youtube e Google Filmes.


Estamira

Aos 63 anos, Estamira sofre de distúrbios mentais e trabalha como catadora no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho (RJ). O filme narra sua história de vida.

Ano de lançamento: 2004

Direção: Marcos Prado

Disponível em: Globoplay


O cinema brasileiro está repleto de obras que abordam a temática da saúde através da sétima arte, sendo possível ampliar horizontes, ver e entender mais sobre a saúde pública no Brasil como fruto da luta de movimentos sociais e, além disso, é uma ótima oportunidade para refletir sobre a nossa atual realidade.



Referências Bibliográficas


Conheça os vencedores da VI Mostra VideoSaúde. Portal FioCruz. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/conheca-os-vencedores-da-vi-mostra-videosaude . Acesso em: 23 de maio.2021.


Documentário Políticas de Saúde no Brasil. Plataforma RENAST. Disponível em: https://renastonline.ensp.fiocruz.br/recursos/documentario-politicas-saude-brasil. Acesso em: 22 de maio.2021.


SATO, Fernando. Documentário “Na fila do SUS” traz o impacto do sucateamento da saúde pública no Brasil. Jornalistas Livres. Disponível em: https://jornalistaslivres.org/documentario-na-fila-do-sus-traz-o-impacto-do-sucateamento-da-saude-publica-no-brasil/

. Acesso em: 23 de maio .2021.


Universal TV Estreia Segunda Temporada De Unidade Básica. Sociedade Brasileira De Medicina De Família e Comunidade. Disponível em: https://www.sbmfc.org.br/noticias/segunda-temporada-de-unidade-basica/. Acesso em: 23 de maio.2021.


Autor do livro “A Loucura Entre Nós” fala sobre o suicídio e saúde mental. FioCruz Bahia. Disponível em: https://www.bahia.fiocruz.br/autor-do-livro-a-loucura-entre-nos-fala-sobre-o-suicidio-e-saude-mental/ Acesso em: 22 de maio .2021.


TEIXEIRA, Pollyana. #SaúdeECinema: Confira 5 filmes nacionais com o tema Saúde. Blog Da Saúde. Disponível em: http://blog.saude.mg.gov.br/2018/06/18/saudeecinema-confira-5-filmes-nacionais-com-o-tema-saude/ Acesso em: 22 de maio.2021.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page