História da Saúde: Por que Carlos Chagas não ganhou o Prêmio Nobel de Medicina?
- Jornal A Sístole
- 21 de mar. de 2023
- 3 min de leitura

Autora: Isadora Santana
1. Quem foi Carlos Chagas?
Médico sanitarista e pesquisador brasileiro, dedicado ao estudo das doenças tropicais. Mineiro, nascido em 1879, ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro com 17 anos e, ainda estudante, se tornou assistente nocurso de malária. Aos 22 anos, sob orientação do médico e professor Oswaldo Cruz, passou a trabalhar no Instituto Manguinhos e iniciou sua tese sobre o ciclo evolutivo da malária na corrente sanguínea. Após a graduação em Medicina, trabalhou em várias campanhas profiláticas contra a doença.
Em 1907, Chagas foi designado para a chefia de uma comissão para combater uma epidemia de malária que se espalhava entre os trabalhadores que instalavam uma linha de trem na cidade de Lassance, em Minas Gerais. Durante dois anos trabalhando em um pequeno laboratório instalado em um vagão de trem, as pesquisas do médico tomaram novo rumo, pois na região, muitas pessoas morriam de uma doença desconhecida e, depois de autópsias, percebeu-se grandes lesões no músculo cardíaco dos pacientes.
Pouco depois, descobriu um inseto chamado barbeiro que tinha o hábito de picar o rosto e chupar o sangue das pessoas. Ao examinar o inseto, encontrou em seu intestino uma nova espécie de protozoário flagelado, que mais tarde chamou de Trypanosoma cruzi (em homenagem a Oswaldo Cruz).
Em abril de 1909, a descoberta da doença, que depois receberia o nome de Chagas, foi publicada na Revista Brasil-Médico e, em agosto desse mesmo ano, Carlos Chagas publicou o primeiro volume da revista do Instituto Oswaldo Cruz, um estudo completo sobre a doença de Chagas e o ciclo evolutivo do protozoário causador da doença.
Carlos Chagas fez algo inédito no mundo da Medicina: além de descobrir uma nova doença, também identificou o agente etiológico, o vetor e todo o ciclo da enfermidade. O médico recebeu diversas premiações internacionais, no entanto, não recebeu a láurea máxima, o Nobel de Medicina, o que é um tanto surpreendente frente ao seu trabalho brilhante. E por quê isso não aconteceu?
2. Hora da fofoquinha científica
A questão foi levantada em 1999, na comemoração do noventenário da descoberta da Doença de Chagas, pelo pesquisador da Fiocruz João Carlos Pinto Dias, após diversas discussões que sugeriam que a indicação de Carlos Chagas teria sido boicotada por pares brasileiros consultados, na época, pela Comissão do Nobel. Pinto Dias, em colaboração com Marília Coutinho, escreveu vários artigos sobre o assunto, chamando a atenção para a disputa havida na Academia Nacional de Medicina (ANM) entre Chagas, Afrânio Peixoto e outros, clamando contra a injustiça sofrida pelo grande cientista brasileiro, e cobrando a reconsideração a posteriori.
No entanto, o processo de escolha para premiação é complexo e as informações sobre quem são os indicadores e indicados permanecem secretas por 50 anos. As muitas controvérsias dessa premiação só começaram a ser conhecidas a partir de 1974, com a divulgação parcial dos arquivos, nos quais vários historiadores não encontraram dados para entender porque Chagas foi rejeitado.
Carlos Chagas foi indicado em 1913, quando recebeu o voto do único brasileiro do comitê, o médico Pirajá da Silva. Novamente indicado em 1921, apesar de haver dois brasileiros no comitê, apenas Hilário de Gouveia votou em Chagas. Naquele ano, surpreendentemente,
não houve premiação para o Nobel de Medicina.
Historiadores relatam que muitos cientistas da época não gostavam das ideias de Chagas, dos critérios de mérito que ele e Oswaldo Cruz instituíram, de suas relações com instituições estrangeiras e nem da sua condução dos negócios da saúde pública. Quando o Departamento de Saúde Pública foi criado, o pesquisador Afrânio Peixoto tinha a pretensão de dirigi-lo. Porém, com a nomeação de Chagas para o cargo, Afrânio tornou-se um grande inimigo do descobridor da tripanossomíase americana, causando no futuro, uma disputa na Academia Nacional de Medicina, com acusações de que a doença não era consistente, de que ela não tinha relevância epidemiológica e de que Chagas não seria nem mesmo o seu descobridor, cabendo o título a Oswaldo Cruz. Enfraquecendo, dessa forma, a imagem e a pesquisa de Carlos Chagas.
Enfim, muitas polêmicas estão envolvidas com o fato de Carlos Chagas não ter recebido o Nobel de Medicina, apesar de sua grande contribuição. Além dele, outros 3 brasileiros já foram indicados à premiação. Como disse a jornalista, Marília Coutinho: “Infelizmente, talvez jamais saibamos exatamente o que impediu que Chagas viesse a ser o primeiro brasileiro a ganhar o Prêmio Nobel. Só o que sabemos é que nenhum brasileiro esteve tão perto dele.”
REFERÊNCIAS:
Marília Coutinho – O Nobel perdido – Reportagem publicada na Folha de São Paulo em 7 de fevereiro de 1999. www.folha.com.br. Acesso disponível em: http://www.submarino.net/cchagas/artigos/art4.htm.
Dilva Frazão. Biografia de Carlos Chagas. Disponível em: https://www.ebiografia.com/carlos_chagas/
Por que Carlos Chagas não recebeu o prêmio Nobel? CREMESP. Disponível em: https://www.cremesp.org.br/
Comments