top of page
Buscar

Guia prático para calouros

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 11 de mai. de 2023
  • 4 min de leitura


por Julia Rocco e Caio Vinicius


Bem-vindos à “Maior do Interior”, calouros! Começa um novo período da vida de vocês, que vai trazer muitas mudanças, mas também muito conhecimento. Sabendo disso, o Jornal “A Sístole” organizou este pequeno guia prático para ajudá-los nesse momento de tantos descobrimentos. Esperamos que os próximos anos sejam incríveis e que, cada vez mais, vocês se apropriem do sangue preto e amarelo. Sucesso nessa caminhada!


1- Ligas acadêmicas:

As Ligas Acadêmicas são organizadas por alunos e por professores (orientadores) a fim de ministrarem aulas, seminários e cursos para os outros estudantes sobre uma determinada área da Medicina. O objetivo é justamente agregar conhecimento à formação acadêmica, de acordo com o tripé de Pesquisa, Ensino e Extensão. Muitas ligas atuantes possuem perfil nas redes sociais, como por exemplo, LIN (Liga Acadêmica de Neurologia), LAEM (Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia), LAGOM (Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia). Para saberem quais ligas estão disponíveis, acesse o site https://cammufrj.wixsite.com/camm/ligas.


2- Projetos de extensão:

Seguindo o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão, os projetos de extensão da UFRJ atuam como uma ponte entre a universidade pública e a população, promovendo conhecimento científico, cultural e educativo. A participação em um projeto de extensão é necessária para o cumprimento dos créditos obrigatórios da graduação. São diversos tipos de projetos, de temas variados, então fiquem atentos aos editais de processo seletivo para participar.


3- Iniciação científica/ PINC:

Iniciação científica (IC) consiste na elaboração de um projeto de pesquisa com auxílio de um professor orientador e outros alunos, sobre determinado tema, podendo ter caráter prático ou teórico. Por meio da plataforma online PINC (https://pinc.tic.ufrj.br/) podemos ter acesso aos projetos em andamento e, assim, buscar a participação neles de acordo com a disponibilidade. O trabalho desenvolvido poderá ser apresentado na SIAC, a Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.


4- Orientador acadêmico:

Ao ingressarem no curso, é designado a cada calouro um orientador acadêmico, que é um discente que irá ajudar com possíveis questões, principalmente a partir do 2° período, com a inscrição em disciplinas e com os cumprimentos de carga horária e créditos em disciplinas. Muitas vezes esses orientadores fazem contato a partir de informações contidas no SIGA, como e-mail, plataforma de dados e documentos da UFRJ, e por isso é importante manter os dados atualizados. Para mais informações, confira as redes sociais do Instagram @pr7macae, @pr7_ufrj e @ufrjmacae.


5- Horas complementares/ créditos:

Na nossa carga horária, além das aulas, temos horas complementares e créditos a serem cumpridos com atividades extracurriculares. Dentre elas, estão a Iniciação científica (IC), Projetos de extensão e aulas eletivas. Atualmente, 10% de nossa carga horária é destinada para atividades de extensão, precisando cumprir um número de horas como previsto pelo Projeto Pedagógico do curso de medicina. Para IC e eletivas, temos outras horas e créditos a serem cumpridos em nossa formação. Para melhor elucidação desses dados, dê uma olhada no SIGA.


6- Monitorias:

Monitorias são oferecidas aos alunos com o intuito de auxiliar e complementar o aprendizado da sala de aula. Elas são ofertadas na maior parte das disciplinas por discentes de períodos superiores, que se inscreveram na seleção no início de cada ano. Qualquer aluno com CRA superior a 7,0 pode se inscrever nos processos seletivos que ainda contam com bolsas, e muitos outros benefícios para quem ministra a monitoria, como forma de aprofundamento no conteúdo, e para quem a recebe.


7- Estrutura do polo:

- biblioteca

- secretaria acadêmica

- anatômico

- laboratório de histologia/ patologia

- restaurante/ microondas/ quentinhas, shopping: atualmente, o polo universitário ainda não possui um Restaurante Universitário próprio, mas estão sendo distribuídas quentinhas, com opção vegana, no valor de 2 reais. Também são disponibilizados microondas para os alunos esquentarem suas marmitas trazidas de casa. Outra opção, é a praça de alimentação do shopping, que fica na frente do polo.

8- Transporte e localização (ônibus UFRJ):

A UFRJ oferece, de maneira gratuita, um ônibus que circula entre os diferentes polos: HPM, polo universitário, polo ajuda, polo NUPEM, e polo IMCT. Para mais informações sobre os ônibus, procure um veterano que te colocará no grupo de whatsapp que contém os horários dos ônibus.


9- CAMM X Atlética:

O Centro Acadêmico de Medicina de Macaé II de Abril (CAMM II de Abril) é a representação dos interesses dos discentes frente à faculdade, e frente a atividades estudantis de outras universidades como a DENEM (Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina) e a UNE (União Nacional dos Estudantes). Quaisquer demandas e problemas ligados à Universidade podem e devem ser levadas ao CAMM para acolhimento e, oportunamente, resolução. Além disso, o CAMM organiza eventos dentro do Instituto de Ciências Médicas, como a Semana de Acolhimento, Semana Acadêmica de Medicina (SAM) e Café com Prosa, além de eventos da DENEM, junto à isso, organiza a ida aos Congressos da DENEM e da Associação de Educação Médicas (ABEM) como forma de construção coletiva fora do padrão biomédico. Para mais informações acesse o perfil @cammufrj no instagram.

A atlética funciona como mais uma extensão da Universidade que prioriza a integração, por meio do tripé: práticas esportivas, eventos universitários e manutenção de uma identidade, de modo a conquistar uma sensação de pertencimento na universidade. Todos são mais do que bem-vindos nos treinos e eventos. Para mais informações, acesse o perfil do Instagram @minotauromacae.

 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page