top of page
Buscar

ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO: solidariedade e gentileza nos tempos atuais

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 23 de jun. de 2020
  • 3 min de leitura

Por Luisa Erthal


Em tempos de pandemia, com tantas mortes, dificuldades políticas e econômicas, desigualdade social e injustiças, é fácil perder a esperança em dias melhores e até mesmo em uma humanidade melhor. Por isso, nós do Jornal “A Sístole” trouxemos alguns filmes que falam sobre solidariedade, gentileza e amor ao próximo. Esperamos, assim, poder restaurar um pouco da esperança que, nos últimos meses, tem estado perdida em muitos de nós.


EXTRAORDINÁRIO

O filme conta a história de Auggie, um menino de 10 anos nascido com uma deformação facial que o fez passar por 27 cirurgias plásticas. O enredo acompanha o início de sua jornada estudando em escolas normais, como qualquer outra criança. Nesse contexto, ele precisa lidar com a sensação constante de ser observado e avaliado por todos à sua volta. O filme mostra a importância do apoio familiar e da gentileza, pois nunca sabemos as reais dificuldades que os outros enfrentam.


ATÉ O ÚLTIMO HOMEM

O filme mostra a atuação de um médico do exército americano, Desmond T. Doss, na Segunda Guerra Mundial. Ele se recusa a pegar em armas e tirar vidas e, durante a batalha de Okinawa, acaba trabalhando na ala médica e salvando mais de 75 homens, sendo condecorado. O filme explora a solidariedade em meio à guerra e levanta uma grande questão: Por que a vida do meu inimigo é menos importante do que a minha?


PATCH ADAMS: O AMOR É CONTAGIOSO

Patch Adams conta a história de Hunter Adams, um homem que, após tentar suicídio, voluntariamente se interna em um sanatório. Ao ajudar outros internos, ele descobre o desejo pela medicina e acaba ingressando na faculdade com o objetivo de ajudar os outros. Nesse ambiente ele promove grandes transformações com sua visão pouco convencional da profissão. O filme ressalta como a medicina não é sobre tratar de doenças, mas sim cuidar de pessoas.


A CORRENTE DO BEM

Neste filme, um professor de estudos sociais dá à sua turma a tarefa de pensar em uma ideia para mudar o mundo para melhor. Um dos alunos, então, cria um jogo em que a cada favor que você recebe, você tem que retribuir a 3 outras pessoas. A onda de solidariedade que é espalhada muda completamente a vida dos personagens e da comunidade em que vivem.


MILK: A VOZ DA IGUALDADE

Ambientado nos anos 70, o filme conta a história de Harvey Milk, um homem gay que decide morar com seu namorado em São Francisco, EUA. O filme mostra a trajetória de Milk e como ele enfrenta a violência e o preconceito da época em relação à sua orientação sexual. A história mostra como a luta desse homem por uma sociedade menos discriminatória e mais justa conseguiu mudar a vida nos Estados Unidos da época, melhorando as perspectivas para as gerações futuras.


INTOCÁVEIS

O filme conta a história de um rico aristocrata que, após sofrer um acidente, fica tetraplégico e decide contratar um jovem da periferia, sem experiência com cuidados médicos, para lhe prestar assistência. No início o jovem comete várias gafes, porém, com o passar do tempo, a relação dos dois se solidifica, surgindo uma amizade improvável e com uma bela lição de vida.


HOTEL RUANDA

O filme acompanha o conflito civil entre hutus e tutsis na Ruanda, país do leste africano, em 1994. No cenário de genocídio onde cerca de 1 milhão de ruandeses foram mortos, o gerente de um luxuoso hotel na capital decide abrigar mais de 1200 refugiados no seu estabelecimento, colocando em risco sua vida e a de sua família para ajudar os que necessitam.


QUEM SE IMPORTA

Filmado em 7 países diferentes, esse documentário brasileiro mostra o poder de mobilização e transformação social do voluntariado e do ativismo na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

REFERÊNCIAS:

EXTRAORDINÁRIO. Direção de Stephen Chbosky. (113 min).

ATÉ O ÚLTIMO HOMEM. Direção de Mel Gibson. (131 min).

PATCH ADAMS - O amor é contagioso. Direção de Tom Shadyac. (115 min).

A CORRENTE DO BEM. Direção de Mimi Leder. (123 min).

MILK: A voz da igualdade. Direção de Gus Van Sant. (128 min).

INTOCÁVEIS. Direção de Eric Toledano e Oliver Nakache. (112 min).

HOTEL RUANDA. Direção de Terry George. (121 min).

QUEM SE IMPORTA. Direção de Mara Mourão. (91 min).


 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page