ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO: SAÚDE MENTAL
- Jornal A Sístole
- 25 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

A equipe do Jornal A Sístole tem uma novidade para os nossos leitores: indicações de livros, filmes, séries e outros, para aprender sobre saúde e se divertir! O primeiro tema a ser abordado nas indicações de hoje é a saúde mental, com alguns títulos interessantes para refletir sobre a temática. Se você escolher seguir alguma de nossas indicações, não se esqueça de tirar foto e marcar o nosso Instagram!
LIVRO: O HOLOCAUSTO BRASILEIRO por Daniella Arbex
O livro escrito pela jornalista Daniella Arbex retrata a realidade das pessoas institucionalizadas compulsoriamente no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (Hospital Colônia) durante o século XX. Naquela época as causas das internações psiquiátricas eram diversas, tais como epilepsia, gravidez, questões de sexo e gênero e outras diferenças que incomodassem a sociedade da época. A autora traz relatos dos abusos e maus tratos que resultaram em mais de 60 mil mortes dentro da instituição, similares aos campos de concentração nazistas. Com a leitura da obra de Arbex é possível apreender e refletir sobre a visão das doenças psiquiátricas na sociedade brasileira. Boa leitura!
FILME: NISE – O CORAÇÃO DA LOUCURA
A obra tem Glória Pires no papel de Nise da Silveira, uma psiquiatra reconhecida mundialmente pela humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil. O filme acompanha a trajetória da médica em um hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro no início da década de 40, no qual ela questiona técnicas invasivas amplamente utilizadas na época para o tratamento psiquiátrico, como a lobotomia e o eletrochoque. Sendo contrária ao uso dessas técnicas, ela fica encarregada da Seção de Terapêutica Ocupacional e Reabilitação (STOR) do hospital, onde ela institui um tratamento humanizado. Bom filme!
SÉRIE: ATYPICAL
A série Atypical vai acompanhar a vida de Sam, um adolescente diagnosticado dentro do espectro do autismo. Atualmente com três temporadas disponíveis, a cada episódio observa-se o desenvolvimento do personagem que busca o autoconhecimento e a independência, respeitando os seus limites. Além disso, a série retrata as relações familiares, relacionamentos amorosos e amizade, tudo com muita leveza e bom humor. Prepare o balde de pipoca porque todas as três temporadas estão disponíveis na Netflix! Boa maratona!
Referências: Arbex, D. (2013). Holocausto brasileiro. Editora Geração Editorial. NISE – O Coração da Loucura. Direção de Roberto Berliner. Rio de Janeiro: TV Zero, 2016. (108 min). ATYPICAL [Seriado]. Direção: Joe Kessler, Michael Patrick, Jann Seth Gordon. Produção: Jennifer Jason Leigh. California: Netflix, 2017.
Comments