top of page
Buscar

Entretenimento e Informação: "Neuro em Cena: Aprendendo Neurologia através do Cinema"

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 16 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura


AUTORA: Beatriz Galhardi


Diversos mistérios envolvem as patologias do cérebro, e o cinema, considerado a "sétima arte", há anos vem buscando representar artisticamente as suas manifestações e os seus impactos na vida humana.


Buscando fazer um compilado dessas obras cinematográficas e simultaneamente explorar a Neurologia (especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso), os alunos da Liga de Neurologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, assistidos por neurologistas, neuropediatras, psiquiatras e geneticistas escreveram e publicaram o livro "Neuro em Cena" em 2021.


O livro expõe de maneira crítica diversos filmes e séries que abordam doenças neurológicas e suas repercussões na vida dos pacientes. Para isso, os responsáveis por cada capítulo formularam uma nota, variando de 0 a 10, levando em consideração a representação da patologia de base, a construção de cada personagem, os critérios diagnósticos para a doença em foco, a desmistificação do paciente portador de doença neurológica, entre outros.

Vale ressaltar que "Neuro em Cena" traz à tona não apenas a arte, mas também toda a análise clínica dessas doenças. Um resumo de caso clínico é apresentado ao início de cada capítulo e vem acompanhado de dados epidemiológicos, de sinais e de sintomas, de meios de tratamento e de critérios diagnósticos da patologia escolhida.


É notório que pessoas diagnosticadas com doenças neurológicas – por exemplo com doença de Alzheimer, doença de Parkinson, Síndrome de Tourette ou Transtorno do Espectro Autista (TEA) – sofrem com preconceito da sociedade, que pode se materializar de formas diferentes, como a exclusão social, discriminação no local de trabalho, falta de acesso a serviços de saúde e estereótipos negativos que interferem no seu bem-estar emocional.

"Neuro em Cena" é um exemplo de como as artes podem ser utilizadas para retratar de forma sensível e realista as experiências de pessoas que vivem e convivem com doenças neurológicas, ajudando a quebrar o estigma e a aumentar a compreensão e a empatia. O livro ainda expõe alguns exemplos de obras de arte que retratam essas pessoas de forma estigmatizante e, simbolicamente, "desconta pontos" da nota final para tais obras.


Sendo assim, de forma informativa, crítica e clara, o livro "Neuro em Cena: Aprendendo Neurologia através do Cinema" faz seu papel como arte e promove uma abordagem inclusiva e respeitosa em relação às questões de saúde mental.


Como um "bônus", o leitor ainda recebe inúmeras indicações e resenhas de filmes e séries para assistir no tempo livre, tem como ficar melhor? É arte incentivando arte.



 
 
 

Comentarios


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page