ENARE: explanação informativa
- Jornal A Sístole
- 30 de nov. de 2021
- 2 min de leitura

Por Nathalia Cardozo
O que é?
O Exame Nacional de Residência Médica (ENARE) é o novo modelo de acesso ao programa de residência médica, multi e uniprofissional, organizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC), em vigência a partir do ano de 2021.
O que mudou?
Anteriormente, todas as provas de residência eram direcionadas às instituições que o candidato escolhia, seja em processo único (específico para cada hospital) ou unificado, como o SES-RJ e o SUS-BA (que se mantêm). Com o ENARE, o processo inverso acontece: o candidato presta a prova para a especialidade escolhida e, com base na sua classificação, se encaixa nos hospitais participantes do processo seletivo, tal qual o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) propõe no acesso ao ensino superior. Esse modelo permite que candidatos de todo o país possam se inscrever em hospitais de qualquer região – organização similar ao Sistema de Seleção Unificado (SiSU).
Quais instituições participam?
Essa e várias outras informações estão disponíveis no site www.enare.ebserh.gov.br. No Rio de Janeiro, grandes hospitais que antes tinham seus processos seletivos separados (ou, ao menos, unificados no próprio estado) aderiram à proposta: Hospital Federal de Bonsucesso, Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF), Hospital Federal Cardoso Fontes, Hospital Federal de Ipanema, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG – UNIRIO), entre outros.
Como funciona?
As inscrições para o processo seletivo aconteceram de 20 de outubro até 8 de novembro. A prova ocorrerá no dia 12 de dezembro. O resultado será divulgado no dia 24 de janeiro e a matrícula na instituição que o candidato for aprovado será no dia 1 de fevereiro.
Para acesso à residência médica, são necessárias duas etapas: a prova objetiva, com 100 questões valendo 1 ponto cada, correspondendo a 90% da nota final; e a análise curricular, que corresponde a 10% da nota final. São classificados aqueles que alcançarem, no mínimo, 50 pontos na prova objetiva. Dentre as várias competências levadas em consideração para a nota da análise curricular, estão o histórico escolar, projetos de extensão, estágios extracurriculares, monitorias e atividades de pesquisa.
Comments