Conhecendo as especialidades: Psiquiatria
- Jornal A Sístole
- 14 de mar. de 2023
- 3 min de leitura

Autora: Helena Vieira Goudard
O que é a psiquiatria?
O médico psiquiatra é especializado no diagnóstico, tratamento, reabilitação e prevenção de diferentes sofrimentos mentais, sejam eles transtornos mentais, ou não. Contrariando o senso comum e o tabu imposto pela sociedade, a psiquiatria não é “coisa de louco” - e o que é loucura, afinal?
A ciência e a história por trás dos transtornos mentais perpassam a história da humanidade, com registros que remetem a Hipócrates, conhecido como o “pai da medicina”. Durante a Idade Média, surge o conceito de loucura como descrição daqueles que não se comportavam de acordo com o código moral esperado, e associa-se preconceituosamente os distúrbios psíquicos à falta de religião. Alguns mitos e tabus, infelizmente, foram perpetuados e seguem se repetindo na atualidade, o que torna mais difícil a busca pelo profissional especialista na área. Assim, a pauta da saúde mental - tão urgente e necessária - é marginalizada, negligenciada, escondida e, muitas vezes, ignorada. Entretanto, essa situação pode estar prestes a mudar com o impacto causado pela pandemia de COVID-19: a necessidade do isolamento social, o medo da doença, o luto e o enfraquecimento do convívio fora de casa.
Para ser um profissional apto a lidar com os mais diferentes sofrimentos psíquicos, o médico precisa realizar mais 3 anos de residência e passar na prova da Associação Brasileira de Psiquiatria. Essa formação garante conhecimentos aprofundados sobre os fatores biológicos e neuroquímicos dos transtornos mentais, além de prepará-lo para ouvir o paciente de forma atenta, afetuosa e cuidadosa. O psiquiatra não atende apenas casos de problemas psicológicos, como ansiedade e depressão, mas também é responsável por avaliar, diagnosticar e indicar tratamentos medicamentosos para quadros de doenças mentais. Ele também pode, em alguns casos, solicitar que seu paciente seja acompanhado pela psicoterapeuta.
Para esclarecer um pouco da rotina e as principais dúvidas sobre essa especialidade, trouxemos a Dra. Flávia Coutinho de Freitas, médica psiquiatra da @clinicamonnfrei
1. Por que você escolheu essa área?
“Escolhi a área por acreditar ser possível ajudar as pessoas, aliviar o sofrimento e proporcionar melhor qualidade de vida.”
2. Conte-nos um pouco sobre a sua rotina na especialização.
“Na especialização, tínhamos rotinas de ambulatórios, hospitais, CAPS. Cenários importantes e diferentes para melhor aprendizado. Além de aulas teóricas. Como fiz em Porto Alegre, tínhamos bastante enfoque, também, em Psicoterapia.”
3. Como você enxerga o mercado de trabalho para a psiquiatria?
“O mercado de trabalho está bom para o profissional da área, pois, principalmente após a pandemia, tivemos uma valorização da importância de se cuidar da saúde mental.
É importante atentar que temos espaço para todas as especialidades, o importante é estudar e se dedicar que o esforço será recompensado.”
4. Qual conselho daria para para estudantes e recém-formados na medicina que tenham interesse na área?
“E quanto a um conselho: cuidem de sua saúde mental para que possam cuidar do paciente.
Vemos muitos casos em que colegas adoecidos entraram em quadro depressivo, transtorno bipolar, etc.”
5. Como é a sua jornada de trabalho?
“Hoje atendo somente em consultório particular. Faço 1 hora de consulta para que se possa ter uma consulta de qualidade na Psiquiatria, que é diferente de outras especialidades.”
6. Na sua opinião, quais os maiores desafios nessa área?
“Os maiores desafios são entender até onde podemos ajudar o paciente e entender nossas limitações.”
7. Gostaria de deixar alguma recomendação de leitura e audiovisual para quem gosta de temas relacionados à saúde mental?
Livro: “Talvez você deva Conversar com Alguém”
Podcast: Bom dia, obvious tem bastante conteúdo interessante na área.
Referências:
Comments