top of page
Buscar

Como cuidar da nossa memória?

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 15 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Autora: Isadora Santana


Com o passar dos anos, ficamos cada vez mais esquecidos. Mas, você já parou pra pensar por que isso acontece?


O envelhecimento provoca um declínio cognitivo natural, que surge desde a meia idade e avança gradativamente. E então, cada vez mais, temos dificuldade de se concentrar, de armazenar novos dados e até de aprender coisas novas, impactando diretamente a capacidade de guardar informações.


No entanto, existem formas de preservar e cuidar da nossa tão querida memória. E como podemos fazer isso?


Infelizmente, atividades como quebra-cabeças, palavras cruzadas e jogo da memória não são as principais nessa missão. Apesar de ótimos para estimular a cognição, seja por ativar a atenção, concentração e até mesmo a memória de curto prazo, eles não são os protagonistas.


O que realmente possui impacto a longo prazo na conservação da nossa memória é o nosso estilo de vida, ou seja, alimentação saudável, prática regular de atividades físicas e o controle de doenças crônicas. O professor Dr. Rong Zhang, professor de Neurologia da UT Southwestern Medical Center em Dallas, afirma que “se você tem um bom coração, tem um bom cérebro”. Ou seja, tudo aquilo que é arriscado para a saúde cardíaca, como a hipertensão arterial, o tabagismo, a obesidade e o sedentarismo, também é arriscado para nossa saúde cognitiva.


A Associação Americana do Coração (American Heart Association) adverte que nós precisamos focar nos fatores de riscos para doença cardíaca e AVC para que preservemos nossa memória. Isso inclui:

  • Controle da pressão arterial, dos níveis sanguíneos de glicose e colesterol;

  • Dormir bem;

  • Cessar tabagismo;

  • Limitar o consumo de álcool;

  • Alimentação saudável e equilibrada;

  • Atividade física, pelo menos 150 minutos por semana;

  • Manter uma vida social ativa.


Até 40% das demências podem ser evitadas com o controle dos fatores de riscos através das medidas citadas.


Ou seja, cada vez mais, entendemos como a manutenção de um estilo de vida saudável é crucial para um bom envelhecimento. Apesar disso, na vida contemporânea, não é fácil seguir todas essas recomendações, mas pense pelo lado positivo: com as mesmas medidas, evitamos problemas cardíacos e ainda mantemos uma memória de elefante por mais tempo.


REFERÊNCIAS:

AHA, Keeping your brain sharp isn't about working more puzzles, 2021. Disponível em:

A Guide to Cognitive Fitness, 2019. Harvard Medical School. Disponível em:

Jones WE, Benge JF, Scullin MK. Preserving prospective memory in daily life: A systematic review and meta-analysis of mnemonic strategy, cognitive training, external memory aid, and combination interventions. Neuropsychology. 2021 Jan;35(1):123-140. doi: 10.1037/neu0000704. PMID: 33393806.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page