ARTE&SAÚDE: CATHARINA SULEIMAN
- Jornal A Sístole
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Por: Rachel Boechat
Em novembro de 2019, em uma coletiva de imprensa, Piroska Ostlin - diretora regional da OMS da Europa - apresentou o novo relatório da Instituição em que, após a análise de mais de 900 publicações globais, concluiu que a arte é um artifício benéfico para a saúde em relação a doenças crônicas e agudas, reabilitação e doenças mentais.
Em um de seus discursos Piroska Ostlin revela que muito antes de inventarem a penicilina, há centenas de anos, a humanidade já havia inventado a música e as artes plásticas como uma forma de expressar seus sentimentos: angústias, tristezas e alegrias. E ainda deixa a indagação: Será que deveríamos ficar surpresos com o impacto positivo da arte na saúde?
Por isso, hoje, iremos iniciar nosso quadro Arte&Saúde que visa apresentar novos artistas, mostrar evidências e sugerir novas práticas nesse contexto.
Para inaugurar, apresentamos Catharina Suleiman. Delicada, expressiva e inovadora, Catharina utiliza a linguagem do corpo humano para instigar diferentes sentimentos ao públicos.
Em seu site oficial de divulgação das obras de arte há uma descrição exata e necessária para caracterizar a expressão do seu trabalho:
"Uma vasta paisagem embebida em segredos e mistérios povoa a arte de Catharina Suleiman. Através do seu olhar, o idioma do corpo humano salta aos olhos, desvelando formas, sentidos, gestos e apelos diversos da alma. Qualquer noção de obviedade é posta à margem. Importa saber do insondável, do algo além-matéria, perquirir os vãos e desvãos que abrigam o ser. Por mais que tentemos tornar ao ponto inicial da viagem, a experiência de estar ali, frente às singulares vias de sugestão da artista, faz do retorno algo totalmente renovado, porém incerto. E falar disso não se resume a pensar que a tessitura de suas imagens reveste-se apenas dos dotes mais densos duma subjetividade que se requer marcante, mas sim a uma reprodução de certos horizontes quiçá inabitados pela superficialidade dos dias". (Fabrício Brandão)
Referências:
Estudo da OMS mostra que a arte pode fazer bem à saúde, 2019. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2019/11/1694131>. Acesso em: 06/06/2020.
Hanna Koskinen and Piroska Östlin, WHO report on the evidence base for arts and health interventions. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ani0TsWplZU>.
Acesso em: 06/06/2020.
Catharina Suleiman, mixed media artists. Disponível em: <http://www.catharinasuleiman.com/portuguese>. Acesso em: 06/06/2020.
Imagens retiradas do site oficial da artista: < http://www.catharinasuleiman.com/>
Acesso em: 06/06/2020.
Comentarios