top of page
Buscar

ARTE E SAÚDE: INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS HOSPITALARES

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 17 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura


Por Rachel Boechat


O ambiente hospitalar apresenta um caráter hostil mesmo que os profissionais de saúde tentem tornar as formas de cuidado mais acolhedoras. As aparelhagens, os acessos venosos e o reconhecimento do paciente que necessita estar ali para obter um tratamento de uma doença já tornam a instituição de saúde um lugar nada desejável para se estar. Assim, como uma tentativa de minimizar essa forma paradoxal de violência, alguns hospitais formam atrações artísticas das mais diversas complexidades para aprimorar o cuidado no sentido de transformar o lugar.

O “Arte e Saúde” apresenta, dessa forma, algumas intervenções artísticas hospitalares que ocorreram em diversos lugares do mundo a fim de inspirar os leitores.


1 - Aestheticization and re-humanization of public space: Art as therapy

A Intervenção Artística no Hospital Rebro, na Croácia, foi realizada por 6 artistas plásticos a partir de muros pintados em diversos espaços do hospital. No) jornal Total Croácia News há a seguinte descrição: “A intervenção tem como objetivo sensibilizar e encorajar os membros da sociedade a reconhecer e aceitar a arte como parte integrante da sua saúde e da sua vida cotidiana, bem como contribuir para o efeito terapêutico da arte no bem-estar, ou na forma de servir como uma distração positiva, tornar a recuperação mais rápida e afetar a saúde de toda a comunidade do hospital”. Fonte: https://www.total-croatia-news.com/zagreb-blog/17449-artistic-interventions-in-rebro-hospital


2 - Art in site

Art in site é formado por um grupo de artistas, designers e colaboradores que contribuem para o planejamento da incorporação de elementos artísticos em meios de saúde, educação e espaços públicos. Funcionam como uma consultoria para artistas e arquitetos que desejam realizar esse tipo de trabalho.


St. Thomas’, Emergency Department (Adults)

Nossa estratégia artística para o novo departamento de emergência visa ajudar os pacientes a navegar em um ambiente complexo com múltiplos procedimentos, tornando a experiência do paciente menos frustrante e, assim, reduzindo a agressividade contra a equipe. Fonte: http://www.artinsite.co.uk/projects/st-thomas-emergency-adults.




3 - Rostos do Muro Azul

O projeto “Rostos do Muro Azul” se caracteriza pela pintura de rostos em todo o muro do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa e possui 1 km de extensão. A intenção é chamar a atenção para o tema Saúde Mental, com o intuito de conscientizar a população para esse problema que pode afetar qualquer indivíduo independentemente da idade, sexo ou etnia. Fonte: https://getlisbon.com/descobrindo/arte-urbana-rostos-muro-azul/.





 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page