AMANHÃ: Relação com o outro no ato de cuidar
- Jornal A Sístole
- 28 de jun. de 2022
- 2 min de leitura

Amanhã!
No dia 29/06, compareça ao evento online “Relação com o outro no ato de cuidar” que será um diferencial na sua formação! Para mais informações, visite @relacao.cuidar.
Em entrevista, concedida ao Jornal A Sístole, os professores coordenadores*, revelam os bastidores do projeto!
Alessandra Aniceto Ferreira de Figueirêdo, professora de saúde mental do Instituto de Ciências Médicas do Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé
Ramon Reis dos Santos Ferreira, professor de saúde mental do Instituto de Ciências Médicas do Centro Multidisciplinar UFRJ/Macaé.
1. Professores, se o tema escolhido por vocês é pouco falado, como vocês pretendem chamar a atenção para a temática?
É importante trazer esta discussão porque a formação médica no Brasil tem passado por um debate sobre a necessidade de ultrapassar sua raiz biomédica. Atualmente, diversas faculdades de medicina vêm propondo reformas em suas matrizes curriculares na tentativa de formar profissionais alinhados com uma perspectiva biopsicossocial de sujeito e de saúde, por isso a importância de discutir a relação médico-paciente-usuário neste evento.
2. Qual tipo de postura vocês esperam do leitor do livro e espectador da palestra durante leitura/evento? Depois da leitura/evento?
O livro “Histórias não registradas em prontuários: sob o olhar dos usuários”, que inspirou o evento “A Relação com o Outro no Ato de Cuidar”, traz a discussão da Relação Médico(a)-Paciente-Usuário(a), realizada na disciplina Propedêutica Médica do curso de medicina da UFRJ/Macaé nos últimos semestres, através de narrativas escritas pelos próprios estudantes que contam histórias reais sobre atendimentos médicos bons e ruins. O(a)s discentes/autores criaram ressonância com essas histórias, que o(a)s ajudaram a construir a ideia de médicos e médicas que ele(a)s gostariam de ser e, sobretudo, daquele(a)s que ele(a)s não gostariam de ser. Esperamos que o livro e o evento possam produzam efeito semelhante nas pessoas que terão acesso a essa discussão.
3. Como os convidados foram escolhidos?
Vão participar do evento “A Relação com o Outro no Ato de Cuidar” alguns autores da obra “Histórias não registradas em prontuários: sob o olhar dos usuários”, falando sobre temáticas variadas que foram discutidas no livro, como humanização no cuidado em saúde; ética na prática médica; comunicação médico-paciente-usuário; violência de gênero no contexto médico. Ele(a)s foram escolhido(a)s após leitura criteriosa do material, feita pelos organizadore(a)s do evento, e vão representar o grupo de autore(a)s da obra. À tarde, contamos com a participação dos professores Emerson Merhy, Fernanda Freitas e Valéria Romano, que discutem o ato de cuidar sob aspectos éticos, estéticos, políticos, os quais são referência para essa discussão e estão diretamente relacionados à reflexão que queremos neste evento.
4. Como perpetuar as reflexões e ensinamentos promovidos pelo livro e evento na prática médica?
Precisamos continuar trazendo essas discussões para vários espaços, dentro e fora da universidade, porque os problemas e as dificuldades nos atendimentos médicos e de outros profissionais da saúde têm aumentado, então, é importante refletir sobre a Relação Médico-Paciente-Usuário, para analisar nossas práticas diárias e não produzir negligência e/ou violência, pois o lugar do cuidado em saúde, não só para a prática médica, mas para as demais profissões, se dá por meio da produção de afeto, respeito, acolhimento, escuta, além da técnica, para que haja compromisso ético desse(a)s profissionais com a população.
E aí? Já garantiu seus ingressos para esse evento online e gratuito? Não deixe de visitar @relacao.cuidar e de compartilhar esse post com colegas com interesse em oferecer o cuidado mais completo possível.
Até 29/06 !
Comments