top of page
Buscar

ACONTECE NO POLO: O USO DO TELEATENDIMENTO PELA POPULAÇÃO DE MACAÉ-RJ PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 6 de out. de 2020
  • 3 min de leitura


Por Stella Benjamin e Rachel Boechat

O Projeto de Extensão "O uso do teleatendimento pela população de Macaé-RJ para o enfrentamento da COVID-19", nasceu em meio à pandemia, mediante um imenso desejo de estudantes e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, Campus Macaé, de construir práticas de informação em saúde comprometidas com o bem comum. Inicialmente, o teleatendimento foi desenvolvido para a população do município de Macaé-RJ, mas em virtude da demanda de outras cidades acabou sendo estendido para várias partes do país.

No projeto são desenvolvidas ações de informação em saúde sobre a COVID-19 para a população. O teleatendimento é realizado por estudantes de medicina e enfermagem da UFRJ/Macaé e conta com a supervisão de 11 professores dos cursos de medicina, enfermagem e farmácia da referida instituição. Cada professor coordena seu próprio subgrupo realizando reuniões semanais de tutoria, onde são debatidos artigos e os atendimentos realizados. Também é feita a identificação das principais demandas a fim de atualizar os estudantes.

Além dos subgrupos de alunos que cobrem os turnos da manhã e da tarde de segunda-feira à sexta-feira, das 8h até 17h, existe também um grupo maior responsável pelas postagens feitas diariamente no Instagram “@diskcovid19”. As postagens de diversos temas relacionados a COVID-19, são feitas a partir de produções dos subgrupos menores e seus tutores, que repassam o material para o grupo responsável pelo Instagram. Este, por sua vez, adapta as informações em posts e vídeos, fornecendo um conteúdo acessível para a população. Há, ainda, um vídeo no canal YouTube explicando o projeto, que pode ser acessado pelo link: https://youtu.be/D-IoWlheU_s.

A população liga sem custo para o número 9090-2141-4048 (ligações locais para Macaé) ou 90 + (código da operadora) + (22) 2141-4048 (para outras regiões) e por meio dessa central telefônica o teleatendimento é feito pelos estudantes. São tiradas dúvidas como:


  • a organização da Rede de Saúde para o enfrentamento da COVID-19

  • os cuidados pessoais a serem tomados para evitar a transmissão do vírus

  • etiqueta respiratória - como lidar com pessoas suspeitas de contaminação que estão em isolamento doméstico

  • como desinfetar objetos e alimentos

  • isolamento social

  • principais sintomas da doença e uso de medicamentos

  • bem-estar psíquico na quarentena

Criar esse contato entre a população acadêmica e a população civil é essencial para impedir a disseminação de fake news. Pesquisas demonstram que as notícias falsas são sete vezes mais acessadas do que notícias verdadeiras. Assim, envolvendo o contexto pandêmico, o resultado dessa problemática é desastroso. Exemplos dessa situação incluem o negacionismo quanto à existência do vírus em si e a não utilização das máscaras de proteção.


Além disso, a variedade de conteúdo sobre o mesmo tema pode ser confusa para quem não compreende o assunto ou não analisa com criticismo as notícias e, por isso, ter um canal de comunicação que a população confie é interessante no sentido de promover a educação em saúde. A gratuidade da ligação também garante ao projeto a inclusão de grupos sociais mais vulneráveis, e torna-se ainda mais importante em locais mais distantes do Brasil em que a tarifa das operadoras aumenta de acordo com a distância.

Portanto, o projeto de extensão "O uso do teleatendimento pela população de Macaé-RJ para o enfrentamento da COVID-19", garante fácil acesso às informações sobre saúde, não só à população de Macaé, mas como a de todo o Brasil. O projeto garante o caráter inclusivo por ser de fácil acesso. Ele está presente nas redes sociais, como, por exemplo, “Instagram” e também é possível entrar em contato com os acadêmicos através do teleatendimento gratuito. Com isso, tem um papel fundamental no contexto pandêmico para criar vínculo entre a população e os estudantes e para impedir a disseminação de fake news.

Referência

O Dilema das Redes. Direção de Jeff Orlowski; Los Gatos; Netflix, 2020. (93 min).

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page