top of page
Buscar

ACONTECE NO POLO: cadê o RU?

  • Foto do escritor: Jornal A Sístole
    Jornal A Sístole
  • 2 de fev. de 2021
  • 3 min de leitura


Por Ingryd Toneti e Isadora Santana


Devido à longa carga horária e consequente rotina intensa de estudos dos cursos universitários nas “Federais”, vê-se a necessidade de que o ambiente acadêmico seja um espaço de acolhimento das demandas estudantis para além do conhecimento. Aqui podemos citar a mais básica delas: a alimentação. Seja por questões financeiras, de tempo, distância de casa ou até mesmo pela inabilidade na cozinha, os Restaurantes Universitários (RUs) denotam um papel fundamental de auxílio e, em alguns casos, de permanência dos estudantes na vida acadêmica e a ausência dele torna-se uma problemática essencial a ser debatida.


Cenário atual da UFRJ Macaé:

O Campus de Macaé, até o presente momento, não possui Restaurante Universitário. Alternativamente, os estudantes contam com algumas opções. A primeira delas foi a concessão, desde 2017, pelo então subprefeito, Pedro Augusto Manfredo, à utilização do Restaurante Popular da Aroeira também pelos universitários, por um preço acessível. Porém, quando pensamos nos quatro Polos de distribuição dessa unidade (Ajuda, Nupem, Novo Cavaleiros e Cidade Universitária), destacam-se duas questões principais: Localização e Deslocamento. Quanto ao segundo ponto, foi concedido transporte inteiramente gratuito que transita pelos polos em alguns horários pré-estabelecidos, o que auxilia grande parte dos estudantes a lançar mão desta opção, entretanto, muitos deles ainda não conseguem ser contemplados, pois a distância entre o ponto de partida e chegada acaba por conflitar com horários de aula/projetos, tornando-a inviável.

Sendo assim, as opções tornam-se: levar quentinhas feitas em casa para aquecer nos micro-ondas disponíveis no Polo, tendo como entrave as precárias condições de armazenagem e a necessidade de investimento em bolsas térmicas, por exemplo, e as filas que se formam no pátio, demandando um longo período de espera, muitas vezes incompatível com o horário de retorno à aula. Ou, por último, pagar pela refeição em restaurantes privados dentro ou fora da instituição, o que não é uma opção possível para todos os alunos, que possuem diferentes condições de renda.


Demanda estudantil:

A necessidade de construção do RU e as condições envolvidas são motivo de luta e mobilização universitária há alguns anos e, no dia 05/11/2020, ocorreu nova reunião com a direção do Campus com o objetivo de atualizações sobre este tema. Estiveram presentes, o arquiteto Fabio Oliveira (representando a Eplan), o vice-reitor Prof. Frederico Leão Rocha (representando a Reitoria da UFRJ), o vice-diretor Prof. Leo Cinelli (representando a Direção do campus UFRJ Macaé) e discentes.

Na presente reunião foi relembrada a destinação de verbas por emenda parlamentar do então senador Lindbergh Farias, em 2016, para construção do Restaurante Universitário das unidades de Caxias e Macaé, sendo finalizada apenas a primeira. Porém, o vice-reitor Prof. Fred assegurou que a Reitoria estaria à disposição para apoiar quaisquer iniciativas para a construção do RU daquela data em diante, pedindo, inclusive, para que fosse arquitetado o projeto para o Polo.

O arquiteto Fábio informou sobre os projetos existentes anteriormente e das dificuldades de execução deles, como a topografia, a sondagem de partes do terreno e documentação que justifique o investimento em propriedade que não pertence à UFRJ. O Prof. Leo Cinelli enfatiza nos momentos finais que não basta a emenda parlamentar, é necessária uma licitação e, para fazê-la, é fundamental um projeto bem arquitetado, que está em andamento.


Considerações finais:

Ainda que saibamos lidar com as adversidades e intercorrências sofridas buscando alternativas para tornar possível a vivência da graduação no Campus de Macaé, a construção de um Restaurante Universitário é demanda urgente, merecida e buscada com empenho por todo corpo estudantil e continuará a ser, até a data em que este finalmente for entregue.


Referências:


MOREIRA JUNIOR, Fernando de Jesus; PAFIADACHE, Caroline; LOOSE, Lais Helen; PIAIA, Rafael; SCHER, Vinícius Teodoro; PERIPOLL, Angelica; PALM, Bruna. SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/article/viewFile/14891/pdf#:~:text=Os %20Restaurantes%20Universit%C3%A1rios%20(RU's)%20t%C3%AAm,geralmente%20ligada%2 0a%20uma%20necessidade. Acesso em: 08 dez. 2020.

TRINDADE, Waleska Freire e Joice. Alunos da UFRJ poderão almoçar no Restaurante Popular. 2017. Prefeitura Municipal de Macaé. Disponível em: http://macae.rj.gov.br/semed/leitura/noticia/alunos-da-ufrj-poderao-almocar-no-restaurantepopular. Acesso em: 08 dez. 2020.

PEREZ, Patrícia Maria Périco et al . Effect of implementation of a University Restaurant on the diet of students in a Brazilian public university. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 24, n. 6, p. 2351-2360, June 2019 . Available from . access on 07 Dec. 2020. Epub June 27, 2019. https://doi.org/10.1590/1413-81232018246.11562017.

 
 
 

Yorumlar


Post: Blog2_Post

Formulário de inscrição

Obrigado(a)

©2020 por Jornal A Sístole. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page