A Sístole Responde: E a vacina bivalente?
- Jornal A Sístole
- 9 de mai. de 2023
- 3 min de leitura

Autora: Helena Vieira Goudard
Com a divulgação do novo programa de vacinação contra a COVID-19, podem surgir os seguintes questionamentos, não só para leigos, como também para estudantes da área da saúde:
➔ O que é a vacina bivalente?
É uma vacina em dose única que é capaz de imunizar contra mais de uma versão de um vírus de uma só vez. Para isso, é usada a tecnologia do mRNA com dois genomas (conjunto de genes). No caso da Pfizer, a vacina abrange a cepa original do coronavírus e a da variante Ômicron, que é a predominante nas infecções recentes no mundo todo e é considerada a mais contagiosa.
➔ O que muda em relação aos outros imunizantes?
Vale lembrar que as imunizações tradicionais usam uma versão inativa do vírus para que o corpo produza anticorpos. Já no caso da tecnologia do mRNA (que carrega as informações de genes transcritos para que ocorra a síntese proteica nos ribossomos, organelas celulares), esse é usado para que as células do corpo produzam uma proteína específica, a proteína S, usada pelo vírus para invadir as células saudáveis.
Assim, os componentes do sistema imunológico podem aprender essa informação para combater a proteína de um vírus real. Portanto, é possível imunizar uma pessoa sem que haja contato com o vírus, usando apenas as suas informações genéticas.
“Essas vacinas são consideradas atualizadas e mais eficazes. Elas reduzem a probabilidade de quadros graves e morte porque protegem contra a Ômicron e todas as ‘filhas e netas’ dessa variante, que têm características genéticas diferentes em relação ao vírus original”, explica a pediatra Monica Levi, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim).
➔ Quem compõe o primeiro grupo prioritário?
Idosos acima de 60 anos, pessoas acima de 12 anos com imunossupressão, indígenas,
residentes em instituições de longa permanência e funcionários dessas instituições.
Observação: Quem são os imunocomprometidos?
Pessoas com transplante de órgão sólido ou medula óssea;
Pessoas vivendo com HIV; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas;
Pessoas que usam imunossupressores ou imunobiológicos;
Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
Pacientes oncológicos que fizeram quimioterapia ou radioterapia nos últimos seis
Pessoas com neoplasias hematológicas.
➔ Quais grupos serão imunizados na sequência? Em ordem de preferência:
Gestantes e puérperas (mulheres que acabaram de ter filhos);
Profissionais da saúde.
Observação: o Governo anunciou a ampliação do reforço com a vacina bivalente para todos acima dos 18 anos, no entanto, a organização e a distribuição serão feitas de acordo com cada gestão local. Em Macaé, por exemplo, já estão sendo vacinadas pessoas maiores de 18 anos e que receberam pelo menos duas doses de vacinas monovalentes.
➔ Se não tomei todas as doses do ciclo vacinal, posso tomar a bivalente?
Se o indivíduo não recebeu dose alguma ou só uma dose da vacina monovalente, a recomendação é completar o esquema de duas doses de monovalente para, posteriormente, receber a dose de bivalente, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Aqueles que receberam duas ou três doses da monovalente estão aptos a receber a injeção de bivalente, desde que respeitado o intervalo mínimo de 4 meses entre as aplicações. Por enquanto, os estudos apontam que a vacina bivalente é mais eficaz como dose de reforço.
➔ O que é necessário levar para receber a dose da vacina bivalente?
Para as pessoas que fazem parte da população-alvo, basta procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou o posto de saúde do seu bairro, levando consigo a carteira de vacinação, documento de identidade e, no caso de pessoas imunossuprimidas, documento médico que comprove sua condição.
REFERÊNCIAS
MELO, N. VACINA BIVALENTE: 10 perguntas e respostas sobre a vacina bivalente contra a COVID-19. Disponível em: <https://jc.ne10.uol.com.br/colunas/saude-e-bem-estar/2023/02/15186997-vacina-bivalente- 10-perguntas-e-respostas-sobre-a-vacina-bivalente-contra-a-covid-19.html>.
Saiba mais sobre a vacina bivalente contra Covid-19 e quem pode recebê-la. Disponível em: <https://www.capital.sp.gov.br/noticia/saiba-mais-sobre-a-vacina-bivalente-contra-covid-19-e -quem-pode-recebe-la#:~:text=O%20que%20%C3%A9%20a%20vacina>.
Covid: o que é a vacina bivalente e como será o calendário de imunização. Disponível em: <https://saude.abril.com.br/medicina/covid-o-que-e-a-vacina-bivalente-e-como-sera-o-calend ario-de-imunizacao/>.
Comments