PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: COVID-19 EM MACAÉ
- Jornal A Sístole
- 25 de mai. de 2021
- 2 min de leitura

Autores: Karla Santa Cruz Coelho; Naiara Sperandio; Luana Silva Monteiro; Antonio C. C. Guimarães; Katheleen Tereza da Cruz; Gustavo Fialho Coelho; Mariana Moreira Vannier; Miguel Soares de Brito Júnior; Bárbara Soares de Oliveira Souza; Raquel Fernandes Coelho.
Publicado em: Revista Boletim Ciência Macaé
Mediado por: Izabel Feitosa
O grupo de trabalho multidisciplinar na UFRJ Macaé voltado para o enfrentamento da COVID-19, chamado GT COVID-19, foi criado em abril de 2020. O objetivo é promover ações, analisar perspectivas e impactos relacionados a essa doença e, para isso, tem sido realizado acompanhamento e cooperação com os municípios da Baixada Litorânea e Norte Fluminense. A pesquisa é aprovada pelo comitê de ética da UFRJ campus Macaé e conta com a análise diária dos dados fornecidos de forma direta pelos municípios, além da correlação destes com os dados oficiais do ESUS-VE, IBGE e Registro Civil.
O presente estudo buscou avaliar a evolução da pandemia da COVID-19 no município de Macaé, compreendendo o período de março a novembro de 2020. A partir dessa coleta, os dados epidemiológicos foram correlacionados às estratégias públicas adotadas pelo governo municipal, objetivando a mitigação da doença e de seus efeitos na população macaense.
No município de Macaé, o primeiro caso confirmado de COVID-19 foi registrado no dia 27 de março de 2020 e o primeiro óbito, no dia 6 de abril. Em novembro do mesmo ano, essa região do Norte Fluminense já contava com 188 óbitos confirmados pelo vírus e 11.064 casos confirmados.
Tendo em vista esse cenário, o governo de Macaé vem adotando estratégias a fim de mitigar a doença, como a criação do Centro de Triagem do Paciente com Coronavírus; criação do Centro de Cooperação Inter hospitalar; suspensão das aulas nas redes de ensino pública e privada; implementação de barreiras sanitárias nas fronteiras do município, entre outras medidas.
Além disso, a cidade tem investido na testagem da população e reforçado as medidas de proteção por meio de estratégias de conscientização e decretos municipais. Portanto, recomenda-se fortemente a continuação do uso de máscaras, a lavagem das mãos e uso de álcool em gel, bem como o respeito ao distanciamento social.
Para ler mais, acesse o artigo completo em:
Mais informações sobre as pesquisas desenvolvidas pelo GT COVID-19 UFRJ Macaé em:
REFERÊNCIA
COELHO, KSC et al. COVID 19 em Macaé: análise epidemiológica da evolução da pandemia em um município de médio porte. Rev Boletim Ciência Macaé. v1, n3, p. 22-32. nov 2020/fev 2021
Comments